10 SEGREDOS DE UM BOX DE SUCESSO PARA TER MAIS RESULTADOS

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10 SEGREDOS DE UM BOX DE SUCESSO PARA TER MAIS RESULTADOS

Por Felipe Chuahy

Ter um box de sucesso não é simples, e certamente existem inúmeros fatores que influenciam em seus resultados. Nesse post, vamos analisar 10 pontos relacionados à gestão do seu box que você deve ter em mente caso queira se diferenciar da concorrência.

1 - Diversifique a sua receita.

Se o seu box sobrevive apenas de vender mensalidades, você está perdendo dinheiro. Apesar de o seu negócio principal ser treinamentos – seja ele CrossFit, funcional, lutas, entre outros – os seus clientes são potenciais consumidores de não só outras modalidades esportivas, mas também de produtos como água, isotônico, cerveja, comida, barrinhas de proteína, café ou sucos e outros serviços, como fisioterapia, nutricionista, quiropraxia, massagista, planilhas de treino, ou seja, existes inúmeras possibilidades.

O primeiro passo é analisar o perfil dos seus alunos a fim de identificar quais são as reais necessidades, e o que faria sentido oferecer. O segundo passo é definir os responsáveis por realizarem o controle de vendas de produtos, pois de nada adianta colocar produtos à venda se não há um controle de estoque e recebimento (pode ser uma pessoa que já trabalha no seu box ou uma contratação nova). O terceiro passo é adequar as suas aulas e espaço para capturar as oportunidades identificadas, ou seja, analisar qual a melhor maneira de incluir uma aula nova, ou onde é o melhor local para você colocar uma loja ou lanchonete.

2 - Aumente a sua grade de aulas.

Assim como incluir produtos e serviços à venda, você deve incluir novas modalidades esportivas por alguns motivos: nem todos gostam de treinar a mesma coisa toda hora; modalidades diferentes possuem horários de pico diferentes, o que ajuda a preencher os horários ociosos; você ganha novos alunos que provavelmente não teria anteriormente.

Você também deve levar em consideração alguns pontos antes de implementar essa ação: a localização do seu box; quais modalidades esportivas são oferecidas nas proximidades; quais as necessidades do seu público; quais aulas iriam se encaixar na sua grade horária; se você vai precisar realizar alguma modificação no quadro de coaches para fornecer essas aulas.

O objetivo é não causar dores de cabeça, e sim aumentar o seu número de alunos e a sua Receita sem aumentar significativamente as suas Despesas.

3 - Preencha os horários ociosos.

Diferentemente das academias convencionais, os boxes de treinamento possuem aulas em horários fixos e acabam tendo muitos horários ociosos por conta disso. Isso é ruim para os seus resultados, pois você está pagando valores de ocupação (aluguel, luz, água, etc) e não utiliza o local em 100% do tempo disponível.

Dependendo da localização do seu box os horários de pico podem mudar, porém na maioria das vezes acabam sendo antes e depois do horário comercial, e em alguns lugares o horário do almoço. Incluir aulas para outros perfis de clientes, como crianças, idosos, adolescentes, que possuem horários diferentes do normal ajuda a preencher esses horários ociosos e utilizar ao máximo o espaço do seu box. Outra forma de fazer isso é realizar parcerias com equipes de luta ou competição, comércios da região ou até mesmo sublocar o local para utilização de serviços diferentes, como fisioterapia, quiropraxia, etc.

4 - Utilize todo o espaço do seu box.

Como a maioria dos boxes não foram construídos do zero, e sim foram frutos do aproveitamento de locais já estabelecidos, nem sempre a disposição do espaço é a melhor para a realização de aulas. Muitas vezes espaços vazios acabam surgindo, como salas pequenas, outros andares, e até mesmo a disposição dos equipamentos não é otimizada.

O primeiro passo para solucionar esse problema é analisar as possíveis disposições diferentes que são passíveis de serem implementadas. O segundo passo é listar todos os locais que não estão sendo utilizados durante os treinos e analisar as opções de geração de Receita viáveis. Salas podem ser utilizadas para nutricionistas, fisioterapeutas, quiropraxistas, enquanto um espaço inútil durante os treinos pode virar uma recepção, uma lanchonete ou apenas incluir uma geladeira com itens básicos de consumo, que por si só já pagam o investimento. A implementação dessas ações pode até mesmo ajudar você a conquistar mais alunos ou clientes que estão de passagem.

5 - Divida as tarefas.

Quem quer fazer tudo sozinho acaba não fazendo nada direito. As tarefas de um box são muitas para apenas uma pessoa ser responsável por tudo. Caso você seja sócio único, pense em quais tarefas que você pode terceirizar, contratando funcionários para tirar isso da sua frente e de fato ganhar mais alunos ou vendas com isso: controle de alunos, controle de venda de produtos, limpeza, contabilidade, gestão, entre outros. Quanto mais controles e tarefas estiverem na sua mão, menos você irá realizá-las com disciplina.

Caso você tenha mais de um sócio(a), junte-se com ele(s) e defina quais são as tarefas de cada um. O ideal é que todos trabalhem no box, mas que cada um tenha tarefas diferentes, assim não se criam atritos de autoridade e todos sabem das suas responsabilidades. Após definir essas tarefas, definam datas para realizar reuniões de acompanhamento para que cada um possa mostrar aos outros os resultados de seu trabalho.

6 - Tenha uma pessoa focada no comercial.

Tarefas como controlar os seus alunos devem ser prioridade no seu box, e se você não tem uma pessoa fixa responsável por realizar isso, você está deixando de obter resultados. Não basta você ter um app de gestão, você tem que saber utilizá-lo, tanto preencher as informações da maneira correta quanto saber extrair relatórios que irão lhe ajudar no controle de seus alunos.

Quantos alunos você já não perdeu porque não renovaram o plano e você não foi atrás para saber o motivo? Quantos alunos você deixou de ganhar porque ele veio pedir informações sobre o seu box, mas você não fez um follow up nem agendou uma aula experimental?

Esses relatórios estão disponíveis na maioria dos apps de gestão que estão no mercado, e tendo informações confiáveis e uma pessoa no dia-a-dia para realizar essa análise é fundamental para você se antecipar a problemas e aumentar o seu número de alunos.

7 - Ouça os seus alunos.

Se você não tem o costume de realizar pesquisas de opinião, pense nisso imediatamente. A máxima de vendas que diz “o cliente sempre tem a razão” na maioria das vezes também se aplica aos boxes de treinamento. Pergunte aos seus alunos sobre pontos de melhoria (seja investimento em mais espaço, mais equipamentos, melhores coaches, ou até mesmo pontos básicos como limpeza e atendimento ao cliente), pontos positivos (para que você potencialize e utilize isso para vender o seu serviço e conquistar mais alunos), quais aulas diferentes eles gostariam de ter, quais novos horários eles gostariam de incluir na grade, de onde eles ouviram falar do box quando começaram, ou seja, todos os pontos que são considerados cruciais para que você aumente cada vez mais a sua retenção de alunos e que eles sintam que a opinião deles está sendo levada em consideração.

8 - Pare de se preocupar com a concorrência.

Concorrência é um grande fator hoje no segmento Fitness. O crescimento das unidades de treinamento foi enorme nos últimos anos, aumentando cada vez mais as opções de qualidade para os alunos e clientes. Porém, isso é um fator que está fora do seu controle. Num livre mercado com baixas barreiras de entrada, como é o segmento fitness, não é possível evitarmos o surgimento de novos concorrentes.

Ficar se preocupando com o seu concorrente apenas te dá maior dor de cabeça, pois você acaba entrando em guerra de preços para não perder alunos ao invés de manter o seu preço e elevar o seu nível para fornecer um serviço melhor que o dele. Além disso, tudo que o seu concorrente está fazendo está fora de seu controle, não adianta ficar se preocupando com fatores que você não controla. Portanto pare de se preocupar com a concorrência e foque em melhorar os seus serviços cada vez mais.

9 - Utilize Marketing Digital.

O marketing digital hoje é a maior rede de comunicação que existe. As maiores fontes de obtenção de alunos são: indicação de amigos/família/colegas, passagem na frente do local, pesquisas na internet e redes sociais. As duas primeiras você tem pouca influência sobre. Claro que você ter um serviço bom e uma fachada chamativa ajuda, mas você não pode obrigar uma pessoa a passar na frente do seu box ou indicar para um amigo. Já atingir mais pessoas na internet e redes sociais está totalmente sob o seu controle, quanto mais você investe nisso, mais exposição você ganha.

Gastos com marketing digital podem ser caros, porém devem ser encarados como investimento e não como simples despesas. Há uma grande diferença entre uma rede social que não é ativa de uma rede social ativa com vídeos e conteúdo interessante para o seu público e alunos. Além da possibilidade de patrocinar postagens e atingir até mesmo um público que nem sabe que o seu box existe.

10 - Estabeleça metas.

Um passo crucial para você saber se está evoluindo é estabelecer metas e compará-las mês a mês com os seus resultados. Uma meta deve conter três informações: objetivo, valor e prazo. Se você estabelece um objetivo e um valor (como por exemplo: atingir 100 alunos ativos) e não estabelece um prazo para isso, ao invés de ter uma meta você acaba tendo um sonho.

Além de ter essas três informações, as metas devem ser específicas, mensuráveis e atingíveis. De nada adianta propor uma meta impossível de ser atingida, pois não haverá incentivo para tal sabendo que não há essa possibilidade. Após estabelecer essas metas deve-se elaborar um plano de ação para atingir os resultados, pois de nada adianta eu dizer que quero ter 200 alunos ativos até o final do ano e não dizer como vou atingir esse número.

 

Seguir essas 10 dicas não é certeza de sucesso, pois outros fatores podem influenciar no seu desempenho, como sua localização, a qualidade dos seus treinos, a sua infra-estrutura, entre outros. Mas sem seguir essas dicas, mesmo se você tiver os melhores equipamentos de nada vai adiantar, pois alguém que tem controle sobre o que acontece sempre estará na sua frente.

 

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