4 SINTOMAS DE BAIXA AUTO-ESTIMA QUE VOCÊ PRECISA EVITAR

mindset & estilo de vida, motivação -

4 SINTOMAS DE BAIXA AUTO-ESTIMA QUE VOCÊ PRECISA EVITAR

Por Calvin Sun

Auto-estima é um pilar chave para resistência mental e um mindset invencível. Algumas vezes, atletas com baixa auto-estima não percebem que são deficientes neste pilar que é tão essencial. Abaixo estão quatro maneiras fáceis de reconhecer quando isso está acontecendo.

1. Eles adoram criar descupas para eles mesmos

Algumas vezes você conhece um atleta com mais desculpas do que uma freira grávida. Eles sempre tem algum tipo de justificativa para o porquê eles não conseguem fazer alguma coisa ou o motivo de não ter treinado naquele dia. Desculpas comuns incluem: "eu não tenho genética boa", "minha região é muito competitiva", "eu não tenho dinheiro e recursos suficientes", "eu sou muito baixo (ou muito alto)", "eu sou muito velho (ou muito novo)", e essa lista continua... Para qualquer uma dessas desculpas, existem muitos exemplos de pessoas que tiveram as mesmas limitações e se superaram para terem sucesso e conquistarem suas metas. De fato, atletas confiantes não acreditam que eles possuem limitações que possam impedi-los de terem sucesso.

2. Eles buscam ter atenção constantemente

Você conhece alguém que faz de tudo para conseguir atenção? Talvez eles adorem mostrar a habilidade que eles são muito bons na academia ao invés de trabalhar as fraquezas. Talvez eles adorem reclamar sobre o quão difícil foi o treino de hoje, sendo que todos os outros sofreram o mesmo tanto. As vezes eles discutem e gritam com os colegas de treino por coisas pequenas. Ou até mesmo choram copiosamente para que as pessoas venham confortá-las. Falta de segurança tende a se manifestar de várias maneiras. Essas são apenas algumas das maneiras mais comuns de como pessoas com baixa confiança buscam validação externa. Atletas que realmente são confiantes não precisam buscar aprovação dos outros.

3. Eles iniciam comportamentos destrutivos

Pessoas com baixa auto-estima frequentemente possuem comportamentos não saudáveis para lidar com os seus sentimentos. Esses podem variar de exemplos extremos, como vício em drogas ou abuso de álcool, até menos extremos, como compulsão alimentar ou gastar dinheiro demais. Esses comportamentos podem se tornar vícios ou padrões recorrentes que são maléficos para o crescimento pessoal. Pessoas com baixa auto-estima utilizam esses comportamentos sem nunca antes ter pensado na causa raiz do seu problema.

4. Eles sentem pena de si mesmos

Alguns atletas com baixa auto-estima acreditam que são as vítimas em qualquer situação adversa e não há nada que possa ser feito para resolver isso. Eles buscam simpatia de outros para ajudar a lidar com as suas próprias deficiências. Eles também tendem a sentir pena deles mesmos em qualquer situação desafiadora, seja em um workout difícil ou quando algo não acontece da maneira que eles queriam. Isso é apenas a ponta do iceberg que é desapontamento e derrota. Quando uma pessoa começa a sentir pena de si mesmo, desistir é o próximo passo.

Em nosso livro, "O Mindset Invictus: Guia de Determinação Mental para Atletas", nós discutimos como aumentar a sua auto-confiança, assim como desenvolver os principais pilares de resistência mental: definição de metas, visualização, auto-conversas e controle de ansiedade. Nós incluimos textos de alguns de nossos melhores atletas e coaches para dar mais insights assim como explicar técnicas simples - porém eficientes - para melhorar a sua resistência mental e desenvolver um mindset invencível.


Deixe um comentário