5 MITOS SOBRE O CROSSFIT

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5 MITOS SOBRE O CROSSFIT

Por Tricia Moore

O CrossFit apareceu no cenário fitness por volta dos anos 2000, e surgiu como o esporte com um dos mais rápidos crescimentos dos EUA. Ele se mostrou como um método de treinos eficiente para pessoas do dia-a-dia, independentemente de idade e histórico de treinos.

Até hoje, mais de 13.000 operam no mundo, combinado com o aumento da popularidade do CrossFit Games, todos possuem alguma opinião sobre o CrossFit. Com a exposição claro que também surgem críticas e criam-se mitos.

Abaixo temos 5 desses mitos que temos que deixar claro sobre o CrossFit:

 

Mito #1: "Eu vou me machucar"

Falso. Todo praticante já ouviu isso de pessoas que nunca treinaram antes, porque um "amigo de um amigo" se machucou uma vez, ou porque eles "ouviram falar de um estudo."

Lesões podem acontecer em qualquer lugar - na academia, esquiando, fazendo uma trilha, levantando da cama, no chuveiro... A academia de CrossFit é um ambiente controlado e supervisionado. Na Invictus, o nosso trabalho como coaches é ajudar os membros a entenderem as progressões, limitações, e dessa maneira oferecer um ambiente de treinos funcionais que minimizam as probabilidades de acontecer uma lesão, seja dentro ou fora da academia. Movimentos funcionais são essenciais para qualidade de vida, de maneira segura e natural.

Falsas afirmações de outras pessoas do meio fitness também ajudam a aumentar esse mito. A Associação Nacional de Força e Condicionamento (NSCA), uma competidora da CrossFit, recentemente confirmou publicamente que eles publicaram dados falsos sobre lesões. Os participantes do estudo afirmaram em tribunal que eles não estavam lesionados ao fazer CrossFit e nunca disseram que estavam. Esse estudo, que foi publicado em conjunto com a Universidade do Estado de Ohio, foi considerado falso, porém infelizmente esse tipo de informação ainda é espalhada pelo público de uma maneira geral.

Múltiplos estudos já concluíram que "a incidência de lesões associadas ao CrossFit é baixa, se comparada com outras formas de treinamento".

 

Mito #2: Você precisa ter um histórico de atleta para fazer CrossFit

Mentira. Enquanto muitas pessoas que já praticaram algum outro tipo de esporte enquanto eram mais novos vão naturalmente para o caminho do CrossFit, muitas vezes os praticantes mais bem-sucedidos são aqueles que nunca praticaram nada anteriormente. Aqueles que aprendem CrossFit sem uma experiência prévia entram no esporte sem nenhum viés, portanto adotam todas as técnicas de maneira uniforme. Por outro lado, muitos que vêm com um histórico de esportes de resistência têm dificuldade para ganho de força, e quem vêm de esportes de força possuem dificuldades para ganhos de resistência. Todas as academias possuem alunos que vieram de diferentes caminhos, e o que conecta os praticantes é a paixão por finess e bem-estar, sem pré-requisitos serem necessários.

 

Mito #3: Você precisa estar 'em forma' para praticar CrossFit

Absolutamente falso. Assim como você não precisa de experiência prévia em esportes, você também não precisa ter um certo nível fitness para iniciar os treinos. Um dos comentários que mais interessantes é, "Eu preciso estar treinando antes de começar o CrossFit". De maneira alguma, apenas venha!

Um dos grandes pontos do CrossFit é que todos os treinos são adaptáveis para as habilidades de cada um. Caso você não faça barras na força, sem problemas, podemos adaptar fazendo barras saltando ou barras com elástico. Caso uma carga do treino não seja confortável, podemos sempre reduzir o peso ou as repetições

Através dessa dinâmica, pessoas de todos os background são capazes de participar no CrossFit atingindo as suas metas. Coach Glassman disse que "Nós adaptamos cargas e intensidade; nós não precisamos mudar os treinos. As necessidades de um atleta Olímpico e de nossos avós diferem por nível e não por tipo."

 

Mito #4: Mulheres que fazem CrossFit ficam grandes

Dificilmente… Com a atenção e mídia que o CrossFit tem conquistado, mulheres são divulgadas e participam cada vez mais. De fato, mulheres são a maior parte das pessoas entrando no CrossFit, muitas para ganhar massa muscular e não para perderem peso.

Infelizmente, muitas mulheres assistem os campeonatos de CrossFit e assumem que se elas fizerem CrossFit vão ficar iguais a elas (pessoalmente não vejo nada de errado em parecer uma atleta de elite, mas todos pensam de maneira diferente!)

Mulheres devem treinar e comer com o objetivo de ganhar massa muscular para que consigam. A maioria das mulheres aprendem rápido que não vão ficar parecidas com competidoras do esporte, mas podem se tornar mais felizes e mais fortes do que imaginavam.

Mulheres são divulgadas que quanto mais magras, melhor, e que músculos são grandes e ruins. Os músculos ajudam os nossos corpos a funcionarem, e um pouco de gordura corporal ajuda a regular os hormônios. O medo de crescer é besta, e realmente o foco do CrossFit não é estético, e sim diz respeito à saúde. Uma vez que você foca em saúde e não em estética, o medo de ficar grande rapidamente desaparece.

 

Mito #5: O CrossFit programa de treinos e o CrossFit esporte são os mesmos

Nem de perto. Deixando claro: o que você assiste em campeonatos como o CrossFit Games e o que você vê em uma academia de CrossFit são duas coisas COMPLETAMENTE DIFERENTES. Os Games são uma variação do esporte que foi desenvolvida para selecionar os atletas mais condicionados em uma determinada competição. Ele envolve um processo de classificação que terminam no CrossFit Games.

Os atletas que participam representam menos de 1% de todos os praticantes do mundo. Eles são a elite, e você dificilmente vai encontrar alguém igual a eles em uma academia normal. Além disso, os treinos que eles fazem durante a competição são únicos daquele momento, a maioria deles você nunca vai ver um praticante normal realizando.

Por exemplo, alguns eventos do campeonato de 2018 incluíam natação em águas abertas, o que é completamente diferente do que você vai encontrar em uma academia. Enquanto o praticante comum está preocupado em melhorias técnicas e em evolução constante, os altetas querem competir e vencer um campeonato. Existem mais diferenças do que similaridades entre o CrossFit programa de treinos e CrossFit esporte.

 

Pessoas possuem as suas opiniões (boas ou ruins), porém independentemente de opiniões, sinceramente esperamos que as conclusões sejam baseadas em verdades e não em mitos.

Referências


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