A CONSISTÊNCIA É UM MÚSCULO

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A CONSISTÊNCIA É UM MÚSCULO

Por Kirsten Ahrendt 

Na metodologia de treinos do CrossFit, existe um princípio básico de "mecânica - consistência - intensidade" , no que se refere à execução do movimento. Primeiro, deve-se entender o movimento, depois ser capaz de executá-lo consistentemente com uma boa forma, e só depois adicionar intensidade à sua execução.

Mas consistência não é apenas para exercícios, é para toda a vida. É algo que você pode treinar, assim como o seu cardio ou força. Quando eu era jovem, achava que o talento me traria sucesso ou felicidade. Aprendi que, embora o talento seja útil, é a consistência que tem a correlação mais forte com o sucesso.

O engraçado é que não me imagino incrivelmente bem dotada no hábito de ter consistência. O que é algo assustador para se admitir como coach. Principalmente porque os alunos podem não perceber que os coaches também são humanos. Muitas vezes somos vistos como já tendo dominado muitas dificuldades que nossos alunos enfrentam, quando, na realidade, experimentamos os mesmos problemas. Mesmas lesões. Obstáculos semelhantes e comportamentos autodestrutivos.

Nós também amamos comer pizza e beber uma cerveja, trabalhamos muito e temos um equilíbrio ruim entre vida pessoal e profissional. (Shhhh não deixe os outros treinadores saberem que eu disse isso!) Também temos pontos fracos e fortes. Somos como vocês, nossos alunos. Nós somos humanos. Estamos usando em nós as mesmas ferramentas que sugerimos para nos tornarmos um pouco melhores.

Então, um tempo atrás, eu parti com um objetivo muito específico de fortalecer o músculo de consistência. Decidi tomar um banho de gelo ou ducha fria diariamente por mais de 90 dias. Atualmente estou no dia 75.

Este foi uma grande experiência pessoal para mim e foi a minha primeira tentativa nisso. Mesmo que eu tenha convencido 15 outras pessoas da minha turma a também definirem uma meta para a sua consistência durante 60 dias!

Comecei esta jornada pelos seguintes motivos:

  • Excluindo minha carreira esportiva quando tinha 20 anos, eu nunca fiz nada intencionalmente por tanto tempo (uma vez eu fiz Whole30. É o máximo que já tinha feito).
  • Eu estava curiosa para saber o que aprenderia sobre mim no processo. Não apenas a exposição ao frio. Mas a prática de fazer algo (qualquer coisa!) por 90 dias seguidos.
  • Eu queria fortalecer meu “músculo de consistência”.

Vou deixá-los com esta percepção que tive até agora:

Consistência é como mágica.

É o músculo menos sexy e menos glamoroso do nosso corpo, e deve ser um dos mais difíceis de se treinar. Mas nada que você queira realizar pode ser conquistado sem esse treino. Às vezes você tem que pensar em algo que parece simples, e usar isso para fortalecer a própria habilidade. Como escolher uma tarefa para ser concluída diariamente por um longo período de tempo (exemplo: tomar uma ducha de água fria todos os dias). Eu chamo isso de “trabalho pesado” de consistência. Nada técnico aqui. Apenas cumpra a tarefa.

Outras vezes, a consistência deve ser aplicada de maneira progressiva em direção a um objetivo específico que você deseja. Nesse ponto, não se trata necessariamente de fazer a mesma coisa todos os dias, mas sim de praticar consistentemente o comportamento alinhado a uma meta por um longo período de tempo.

Recomendo que você avalie sua própria consistência. É forte em algumas áreas de sua vida e fraco em outras? Por que isso pode ser? Onde em sua vida a ação consistente poderia ajudá-lo a alcançar algo? Você pode se surpreender ao saber onde a consistência pode ser aplicada... não é apenas no treinamento físico. É a base de qualquer hábito ou realização de sucesso. Talvez não seja a ação que realizamos que é importante... mas sim a consistência com a qual a executamos.

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