BONS PARCEIROS DE TREINO TORNAM OS TREINOS MELHORES

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BONS PARCEIROS DE TREINO TORNAM OS TREINOS MELHORES

Por C.J. Martin

O treino deve ser divertido. Claro que ele também deve ser seguro e eficiente para ajudar você a atingir as suas metas, mas não devemos deixar de lado a importância de se divertir. Pensando nisso, você melhora a sua frequência e faz com que você fique empolgado para ir treinar, ao invés de se tornar uma obrigação. Dito isso, uma das coisas que mais me incomoda é entrar numa academia e ver pessoas treinando sozinhas, cada um no seu canto.

Em uma academia tradicional, as pessoas tendem a evitar interação, muitas vezes entram, fazem o seu treino e vão embora, sem ao menos conversar com alguém. No CrossFit – e principalmente na Invictus – nós tentamos ser diferentes. Então por que sempre vemos diversos atletas, todos fazendo o mesmo treino, e trabalhando em estações diferentes?

Sempre busque um parceiro de treinos!

Se no seu treino tiver uma parte dedicada a trabalho de força ou técnica – qualquer coisa que não seja um condicionamento com limite de tempo – e se você não for a única pessoa treinando, busque um parceiro. Mesmo se você estiver em um box enorme com 20 estações de agachamento disponíveis e tiverem apenas duas pessoas no box, não treine sozinho (a não ser que seja obrigado por protocolos de distanciamento social como foi o caso da COVID).

Trabalhos de força e técnica necessitam de um tempo de descanso entre as séries para que você possa manter a intensidade e qualidade nos movimentos. Então, enquanto você estiver descansando, atue como um bom parceiro de treinos incentivando os outros – e claro, espere o mesmo do seu colega.

Existem quatro grandes benefícios de treinar junto com outras pessoas:

Segurança – Ao treinar com outros, você dá maior ênfase na qualidade do movimento, pois o parceiro estará olhando o seu movimento e pode enxergar detalhes que você sozinho não iria perceber. Por exemplo, desde que abrimos nossa academia da Invictus em San Diego temos algumas regras para fazer deadlifts: (1) você não realiza o movimento sem ter alguém olhando; e (2) você deve largar a barra se o seu parceiro gritar "largue!". O trabalho do seu parceiro é analisar se há algum desvio na sua coluna durante o movimento. Mesmo se você achar que está com uma posição perfeita, é muito mais seguro realizar o movimento dessa maneira e confiar em um par de olhos extra.

Dar Feedback – Você não precisa ser um coach renomado mundialmente para dar feedback ao seu colega. Você não precisa de muita experiência como coach para fazer pequenas observações como "o seu quadril forçou um pouco mais para o lado esquerdo durante o agachamento" ou "as suas quatro primeiras reps foram iguais, mas a quinta não foi tão boa". Você não precisa dizer ao seu colega o motivo dos problemas estarem acontecendo, mas pelo menos você levanta esse ponto para que seu parceiro tenha isso em mente quando for fazer novamente o movimento e busque conversar com um coach para resolver o problema.

Foco – Quando você está chegando no seu limite de treinos, a última coisa que você quer fazer é contar. Ter alguém te ajudando, faz com que você foque apenas em fazer o melhor movimento possível, e pare de se preocupar com as coisas mais "bestas" como contar as reps. Isso também pode ser útil ao fazer movimentos com "tempo". Quando estamos realizando o movimento, a tendência é que a gente conte mais rapidamente, e um parceiro vai nos ajudar a manter o tempo do movimento.

Motivação – Bons parceiros de treino não estão indo pegar água ou mexendo no celular enquanto você está se preparando para um PR; eles estão sempre por perto, observando a sua série e incentivando o seu esforço. Nós sabemos como é mais fácil fazer uma rep a mais quando temos um amigo nos incentivando, então use os seus parceiros de treino para tirar mais dos seus workouts.

Resumindo, treinar em conjunto com outras pessoas gera um efeito super importante, que é: ajudar a transformar a academia em uma comunidade. Interação entre pessoas, apoio, motivação e amizade são os principais motivos do sucesso da Invictus ao longo dos anos. Não perca a oportunidade de conhecer novas pessoas e de ajudar os outros a conquistarem suas metas, melhorando sua saúde e condicionamento.

Na próxima vez que você for treinar, busque fazer os exercícios junto com alguém e seja um bom parceiro de treinos. Eles com certeza irão fazer o mesmo para você, e vocês dois vão sair da academia muito mais felizes com os resultados dos treinos.

 

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2 comentários

  • Diego Morales

    Neste esporte faz total diferença a parceria, é um estímulo mais forte que pré treino.

  • Cristiane

    Excelente texto! E com certeza treinar com os amigos faz com que o treino seja diferente além de um estimular o outro!

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