BURPEE - COMO EXECUTAR CORRETAMENTE SEM LESÕES

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BURPEE - COMO EXECUTAR CORRETAMENTE SEM LESÕES

Você com certeza já ouviu falar do Burpee. Quem pratica CrossFit não somente conhece como também executa esse exercício regularmente.

A maioria das pessoas odeiam quando ele aparece nos treinos, mas temos que entender que esse movimento tem muitas variações e oferece diversos benefícios, conforme veremos mais neste artigo da Invictus Fitness.

O que é um Burpee?

Embora seja um treino que exige muita coordenação e resistência, ele é também um dos movimentos mais simples. Por isso é um dos exercícios de crossfit mais fáceis de se incluir em um programa de treinos, mesmo se for feito para pessoas iniciantes. 

O Burpee também pode ser executado com a ajuda de outros equipamentos, como por exemplo uma caixa ou uma barra. O movimento é o mais simples possível: você joga os pés para trás, deitando e encostando o peitoral no chão, para em seguida puxar os pés para frente e se levantar, saltando para cima. Mais simples do que isso é impossível.

Quais os benefícios de fazer o Burpee?

Todas as variações do Burpee requerem pouca habilidade e são movimentos que usam todo o corpo. Assim, é um exercício crucial para quem deseja perder peso de forma eficaz e rápida. Esse movimento é recomendado para todas as pessoas, trazendo benefícios como:

  • Melhoria do seu condicionamento físico e resistência muscular;
  • Melhora da agilidade;
  • Não há necessidade de uso de equipamentos além do seu próprio corpo;
  • Pessoas de todos os níveis e idades podem praticar.

É possível ver burpees em todos os maiores campeonatos de CrossFit. Isso mostra que apesar de ser um movimento simples, é extremamente desafiador!

Além disso, como esse tipo de exercício pode se tornar bastante intenso. No ano de 2012, um dos workouts do CrossFit Games Open - maior competição de CrossFit do mundo - foi: 7 minutos para realizar o maior número de repetições de... BURPEES. Tente fazer isso como forma de aquecimento para o seu próximo treino, e entenda o que queremos dizer que ele pode se tornar bastante intenso!

Variações do Burpee

Burpee Saltando a Caixa

Para essa variação, utilize um caixote (comece com uma altura mais baixa e vá aumentando conforme for ganhando confiança). Inicie esse treino fazendo um burpee ao lado da caixa, salte para subir na caixa e desça do outro lado. Isso foi uma repetição, então inicie o movimento novamente do lado contrário da caixa.

Burpee Saltando a Barra

Da mesma forma que o movimento com a caixa, você vai fazer um burpee e saltar para o outro lado. A diferença é que dessa vez você vai saltar sobre a barra, e não sobre um caixote.

Down Ups

Em nossos treinos online você vai ver muito o “Down Up”, que é uma variação do Burpee. Ele nada mais é do que um Burpee sem a parte final do salto. O início do movimento continua sendo o mesmo.

Devil’s Press

Outro movimento que você já deve ter visto muito é o Devil’s Press. Essa é uma variação mais avançada do Burpee, que se não for feito corretamente pode ocasionar lesões na sua coluna lombar. Você irá fazer o mesmo movimento do Burpee, porém segurando um (ou um par) de halteres em suas mãos. Após levar os seus pés para frente, você finaliza o movimento jogando os halteres para cima da cabeça, trabalhando seus braços e ombros de maneira mais forte.

Todas essas variações servem para dificultar ou permitir que você aumente a intensidade no workout! 

Aprendeu como fazer o Burpee? Na Invictus Fitness você pode encontrar o seu treino de crossfit com toda a orientação necessária. E ainda utiliza a nossa plataforma online para ajudar em seus treinos. Acesse nosso site e conheça mais sobre a Invictus!

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