COM QUAL FREQUÊNCIA VOCÊ DEVE FAZER UM REST DAY

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COM QUAL FREQUÊNCIA VOCÊ DEVE FAZER UM REST DAY

Por Nuno Costa

Se você já faz CrossFit há algum tempo, reconhece que a modalidade se destaca devido ao componente da alta intensidade. Agora, uma coisa que devemos ter em mente é que não podemos sustentar essa alta intensidade em todos os dias; caso contrário, nosso corpo acaba quebrando. Isso levanta a seguinte questão: de quanto em quanto tempo você deve fazer um rest day?

Normalmente, os treinos da crossfit.com seguem uma programação 3 ON 1 OFF, o que significa 3 dias de treinos e 1 dia de descanso. A maioria dos atletas precisará desse dia de descanso para permitir que a musculatura e o corpo se recuperem dos treinamentos.

Se você é novo na modalidade, não sugiro que comece com um programa desse tipo, pois a maioria das pessoas não será capaz de lidar com tanta intensidade / trabalho logo de cara. O tempo de aceleração sugerido pode ser com treinos nas segundas, quartas e sextas-feiras; ou terças, quintas e sábados, ou seja, 3 dias por semana até o corpo se acostumar com isso. Depois disso, você pode aumentar para 2 ON 1 OFF, por exemplo com treinos segundas e terças, e descanso na quarta; treinos quintas e sextas e nos finais de semana sair para fazer algo ativo e divertido para aproveitar todo esse condicionamento que está ganhando, como praticar algum outro esporte que você goste.

Nos treinos da Invictus, nós oferecemos programação durante 6 dias da semana, de segunda a sábado. Fazemos isso, pois sabemos que nem todo mundo possui horários onde podem vir treinar todos os dias. Algumas pessoas virão treinar em determinados dias e outras em dias diferentes. Também já vi algumas pessoas que gostam de vir de segunda a sexta-feira e tirar o fim de semana de folga (5 dias de treino e 2 dias livres). Isso pode funcionar para alguns, mas o que precisa ser monitorado é como o atleta está respondendo ao treinamento. No 4º e 5º dias consecutivos, você deve avaliar se ainda está se sentindo forte e ainda é capaz de fazer a parte de condicionamento e força dos treinos mantendo a intensidade necessária para obter resultados.

O que tende a acontecer é que você vai começar a gostar tanto de ir à academia - porque está vendo resultados, está fazendo amigos e se conectando à comunidade - que você não quer tirar dias de descanso. Porém, fazendo isso você pode acabar tendo algumas lesões incômodas se não estiver ouvindo o seu corpo. Já vi isso acontecer inúmeras vezes e eu mesmo cometi esse erro mais de uma vez.

Então, o que alguém deveria fazer no dia de rest?

Aqui está o que sugerimos aos nossos atletas que acompanham nossos treinos online:

  • Restauração aeróbia;
  • Mobilidade e manutenção;
  • Manutenção da inflamação;
  • Preparação nutricional;
  • Restauração mental;
  • Entre outros...

Pessoalmente, eu gosto de fazer rest days completos, ou mesmo fazer alguns alongamentos leves ou uma aula de ioga, algo diferente. A chave aqui é que queremos equilibrar o yin com o yang; não queremos fazer algo que será de alta intensidade. Se é para fazer algo no dia de descanso, precisa ser restaurador, ou seja, não posso estar me sentindo pior no dia seguinte. No meu caso, minha coisa favorita para fazer em um dia de descanso é massagem, fisioterapia, acupuntura ou algum tipo de trabalho corporal. Se você treina constantemente de 3-4 dias por semana, eu sugiro agendar algum tipo de trabalho corporal pelo menos uma vez por mês - vale a pena e seu corpo vai te agradecer no futuro.

Independentemente de você ser um atleta competitivo de CrossFit ou apenas alguém em busca de ficar em forma - lembre-se de que mais nem sempre é melhor, e sim melhor é melhor.

Aprenda a ouvir o seu corpo, aprenda a não se importar de perder um dia ou outro de treinos para se cuidar. Você só ficará mais forte e mais rápido se permitir que seus músculos se recuperem.

Equipe Invictus Fitness tem a estrutura que você precisa, com programas de treinos online e o suporte de treinadores qualificados para te ajudar a chegar nos seus resultados ideais. Sejam eles para melhorar a qualidade de vida com o esporte ou treinos de alto desempenho!

Gostou do conteúdo? Então venha conhecer mais sobre os treinamentos da Invictus Fitness!


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