COMO A GESTÃO TRAZ MAIS ALUNOS?

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COMO A GESTÃO TRAZ MAIS ALUNOS?

Por Felipe Chuahy

A metodologia de gestão é uma só e funciona para todos os segmentos de negócios que existem, desde uma fábrica de sapatos até o seu centro de treinamentos. Porém ela é apenas o primeiro passo. De nada adianta você ter gestão e saber exatamente como estão os seus resultados e não fazer nada a respeito. A pergunta de hoje é: como a gestão te ajuda a trazer mais alunos na prática?

Planejamento

Para começar, aplicar uma metodologia de gestão te ajuda a elaborar um planejamento mais preciso, identificando onde você precisa atuar para que o os seus resultados cresçam com o tempo. Quando se trata de alunos, você sempre tem dois principais indicadores: os alunos novos – que dependem da sua capacidade de chamar a atenção dos seus leads (prospects) com promoções, divulgações, redes sociais e depois converter essas pessoas em alunos fechando planos – e sua retenção de alunos – que depende da sua capacidade de mostrar a sua qualidade superior aos concorrentes, fornecendo treinos melhores, um ambiente mais agradável, serviços diferenciados, entre outras coisas que farão com que seu aluno continue treinando com você.

Analisando esses indicadores nessa primeira fase faz com que você tenha consciência de onde você deve gastar o seu tempo e recursos. Não adianta nada você fazer promoções, descontos e sorteios e depois descobrir que o seu problema não era atrair mais alunos, e sim que todo mês você consegue 15 novos alunos, porém a sua retenção é pequena e eles acabam saindo do seu box em pouco tempo, não é mesmo?

Acompanhamento

O segundo ponto que a gestão te ajuda é no acompanhamento dos resultados, ou seja, depois que você colocou diversas ações em prática, como você faz para garantir que os resultados esperados estão vindo? Indo nessa linha eu pergunto: o seu box tem alguma pessoa que dedica 100% do seu tempo no controle de alunos? Se a sua resposta é NÃO então sugiro que você pense seriamente nessa possibilidade para os próximos meses.

Quantas vezes alguém já não passou na frente do seu box ou fez uma ligação para tirar dúvidas sobre planos e horários e você nem pegou o nome ou informações da pessoa? Isso é o que chamamos de lead, ou prospect. As pessoas que já vem com o intuito de marcar uma aula experimental são os leads mais quentes que você pode ter, pois já te conhecem e se deram ao trabalho de entrar em contato para buscar mais informações. O fato de você ter uma pessoa focada no controle de alunos (seja com um software de gestão ou planilhas manuais) possibilita que você controle esses prospects por meio de processos. Dessa maneira, você irá saber quando entrar em contato com o aluno e o que oferecer para cada um deles individualmente, sem parecer engessado ou "robotizado", mandando a mesma mensagem para todos.

Cuidados!

Apesar de contratar um funcionário focado nisso parecer uma ótima ideia, você deve tomar alguns cuidados para garantir que não estará dando um tiro no pé. Muitos boxes até possuem uma recepção ou área comercial, porém se os funcionários não souberem as suas atribuições ou ficarem confusos nas tarefas que eles devem realizar durante o dia, isso gera um custo adicional à sua folha de pagamento que não vai estar trazendo resultados. Como evitar que isso aconteça? A resposta é o estabelecimento de metas para esse funcionário, que podem até mesmo estar atreladas à própria remuneração. Pessoas trabalham melhor com incentivos, e você precisa utilizar isso ao seu favor.

 

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