COMO ATINGIR A SUA META DIÁRIA DE MAGNÉSIO?

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COMO ATINGIR A SUA META DIÁRIA DE MAGNÉSIO?

Por Thais Nunes

Você sabe por que devemos inserir fontes de magnésio em nossa alimentação diária? O magnésio atua como cofator de mais de 300 reações enzimáticas, em especial as relacionadas com síntese de DNA e de proteínas para geração de energia.

O Mg traz outros benefícios como:

  • Regulação da contração muscular (transporte de cálcio dentro do músculo);
  • Manutenção da função neural (equilíbrio de íons na membrana celular);
  • Ritmo cardíaco, vasodilatação e pressão arterial;
  • Qualidade e quantidade do sono (aumento de melatonina e redução do cortisol);
  • Via glicolítica (geração de energia);
  • Sistema imune;
  • Controle glicêmico.

A DRI (recomendação diária recomendada) varia de 310mg até 420mg, dependendo da faixa etária, sexo e condição (gestante, lactante). Essa recomendação pode ser facilmente atingida por meio do consumo de vegetais folhosos verde escuros, cereais integrais, mandioca, grão de bico, feijão, nozes, sementes e frutas como o abacate e banana.

Confira a nossa sugestão para atingir pelo menos 320mg de magnésio em seu dia a dia!

Como atingir sua meta de magnésio diaria

E suplementar, precisa? A suplementação faz-se oportuna em grupos como gestantes, lactantes, atletas e indivíduos com comorbidades ou desordens clínicas.

Porém, cuidado apenas com o tipo de magnésio a ser suplementado, algumas opções como sais inorgânicos apesar de mais baratas, tem baixa absorção e podem gerar efeitos adversos como diarréia e desconforto estomacal.

Suplementos quelados (mineral + aminoácido) como bisglicinato de magnésio ou magnésio inositol tem boa absorção e menos efeitos não desejados. A máxima dose permitida em suplementação pela Anvisa é de 350mg/dia. O excesso desse mineral também pode gerar efeitos negativos.

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Esse post não substitui uma consulta nutricional.


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