COMO FAZER O THRUSTER CORRETAMENTE?

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COMO FAZER O THRUSTER CORRETAMENTE?

Os treinos de CrossFit reúnem alguns movimentos importantes, entre eles, o thruster. O thruster é um dos movimentos mais completos, consistindo no agachamento feito em conjunto com o desenvolvimento do peso para cima da cabeça.

A pressão extra sobre o corpo exige do atleta muito mais força, resistência e coordenação motora. Porém, para que ocorram todos os benefícios esperados com esse movimento, é essencial saber como fazê-lo corretamente, evitando lesões e acidentes.

Então, quer aprender como executar o thruster da forma correta, potencializando seus resultados nos treinos? Saiba mais neste artigo da Invictus Fitness!

Thruster: indicação e benefícios

O CrossFit contempla diversos exercícios de um treino funcional tradicional. E o thruster é quase sempre incluído por ser um exercício funcional ao extremo, afinal ele melhora o condicionamento físico, força física e ajuda no processo de emagrecimento.

Esse movimento oferece muitas vantagens, entre elas: 

Elevação de gasto calórico

A prática desse exercício requer o trabalho de um grande grupo de músculos, pois é um movimento amplo e que requer estabilização. Assim, o seu gasto calórico acaba sendo muito mais alto que outros exercícios. 

Aumento de força física

O trabalho com diversos músculos de grande potencial de torque oferece outro grande benefício: o aumento da força física. thruster também requer uma boa técnica, pois ele integra movimentos, demandando do atleta uma melhor coordenação motora. Em razão disso, embora pareça um movimento simples, também podemos ver o thruster em campeonatos ou treinos de atletas profissionais de outros esportes, além dos treinos de CrossFit

Aprenda o movimento do Thruster com as nossas dicas! 

Em primeiro lugar, é necessário entender que o thruster não é algo fácil e nem simples de se fazer: ele exige concentração, postura correta e a consciência de que qualquer movimento errado realizado em alta intensidade pode gerar lesões. 

Assim, é importante lembrar que todo iniciante deve praticar o treino sob a orientação de um profissional experienteDesse modo, o coach poderá acompanhar o atleta, apontando possíveis necessidades de correção postural.

Como o Thruster envolve muitos músculos - quadríceps, glúteos, deltoides, isquiotibiais, músculos das panturrilhas e outros - ter atenção a todo o corpo é fundamental.

Se você pratica ou pretende praticar esse movimento típico dos treinos de CrossFit, o primeiro passo é entender o trabalho com movimentos educativos e progressivos. Por isso, é preciso treinar cada movimento em separado, para só depois integrá-los. Mas o que isso significa? Significa que cada movimento que compõe o thruster deve ser executado várias vezes separadamente, até que a execução esteja sendo feita perfeitamente.

Agachamento

O thruster pode ser separado em duas etapas, o agachamento e o desenvolvimento (com um push press). O atleta deve ter um bom movimento de agachamento. Caso não saiba agachar corretamente, não conseguirá fazer o thruster do jeito correto. Portanto, comece treinando o agachamento para, na sequência, começar os treinos de desenvolvimento do peso

Desenvolvimento (Push Press)

O Push Press é a última parte do thruster, quando ocorre a extensão dos ombros e dos cotovelos. Mas antes de executá-lo junto com o agachamento, treine em pé e sem mover outras partes do corpo. 

Então, somente depois de dominar por completo o agachamento e  o Push Press é que você poderá integrá-los e iniciar a execução do thruster com pouca carga (usando barras, elásticos e outros). De forma progressiva, você poderá aumentar a carga conforme o movimento se torna mais fluido.

Exemplos de workouts com Thruster:

WOD 1
“Fran”
Realize séries de 21, 15 e 19 reps de:
Thrusters (95/65lb)
Pull-Ups

WOD 2
“Open 14.5”
Realize séries de 21, 18, 15, 12, 9, 6 e 3 reps de:
Thrusters (95/65lb)
Bar Facing Burpees

WOD 3
10 Rounds por Tempo de:
10 Thrusters (75/45lb)
10 Burpees Over the Bar
10 Calorias de Air Bike

Todo praticante pode obter benefícios com esse exercício, desde que siga o passo-a-passo e procure um profissional habilitado para supervisioná-lo

E com a Invictus Fitness, você encontra esses e outros workouts que estarão em linha com seus objetivos. Sejam eles para participar em competições de levantamento de peso  ou treinos para condicionamento físico!

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