DESCANSO ATIVO - UMA PARTE IMPORTANTE DE QUALQUER PROGRAMA DE TREINOS

métodos de recovery, treinamento & coaching, treinamento funcional -

DESCANSO ATIVO - UMA PARTE IMPORTANTE DE QUALQUER PROGRAMA DE TREINOS

Por Holden Rethwill

Enquanto você não quer tirar mais de um dia de descanso por semana (eu sinto o mesmo)...você DEVERIA tirar pelo menos um dia de descanso e um dia de "descanso ativo".

Afinal, o que é descanso ativo?

Para mim é qualquer coisa em baixa intensidade que faz você suar, mas não te deixa jogado no chão logo após. Pode ser qualquer coisa como uma corrida leve até uma caminhada mais longa, ou até mesmo um passeio de bicicleta. Tente ficar na Zona Aeróbica 2 (60-70% de máximo de batimentos) ou mais baixo que isso.

O que definitivamente não está envolvido é ter um batimento cardíaco elevado, chegando quase a respiração ofegante e musculatura dolorida (a não ser que você já esteja dolorido do dia anterior). O descanso ativo não deveria ser nada que vai fazer você ficar mais dolorido do que você já está. Ele deve na verdade fazer com que você se sinta regenerado e pronto para voltar aos treinos no dia seguinte!

Como você programa dias de descanso ativo?

Se você segue os programas da Invictus, quintas-feiras são bons dias para fazer o seu descanso ativo, pois você já pegou pesado na segunda, terça e quarta-feira. Nós tiramos um dia para recuperar um pouco e depois treinar às sextas e sábados logo antes de tirar um dia inteiro de descanso no domingo.

Workouts para testar em seu descanso ativo 

Você pode fazer literalmente qualquer atividade ou trabalho técnico que faça você ficar entre 60-70% e que dure 30-60 minutos. Algumas ideias são:

  • Técnicas de respiração
  • Massagem, ventosas ou outras técnicas de recovery
  • Banheira de água gelada/quente... experimente, dura apenas 5-6 minutos
  • Bastante tempo de bicicleta num ritmo baixo
  • Ache uma trilha para andar
  • Sauna
  • Pegue uma mochila mais pesada (20kg mais ou menos) e vá para uma caminhada longa - depois diga se isso não fez você suar!

E a lista é infinita... possibilidades não faltam. Ao final do dia, o descanso ativo só precisa ser algo que você GOSTE, e que vai ajudar você a se SENTIR MELHOR e trazer CLAREZA MENTAL! Compartilhe conosco as suas atividades favoritas para o dia de recovery!


3 comentários

  • itosiqu

    http://slkjfdf.net/ – Ovvoyo Oebamep awo.hclq.invictusbrasil.com.br.mnz.hr http://slkjfdf.net/

  • acebesipusoqa

    http://slkjfdf.net/ – Eyajudo Ocoruyoni udi.hslw.invictusbrasil.com.br.dhk.wa http://slkjfdf.net/

  • Marcelo

    Pessoal,
    Gostei muito das alternativas de descanso ativo que o artigo sugere. Geralmente vou de caminhada.
    Valeu!

Deixe um comentário