DICAS PARA COMEÇAR A CORRER COM O PÉ DIREITO

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DICAS PARA COMEÇAR A CORRER COM O PÉ DIREITO

Escrito por Tricia Moore

Nos dias de hoje, mais e mais pessoas estão começando a praticar corrida em ambientes abertos. Correr em um parque pode ser uma maneira perfeita de aliviar a ansiedade e cuidar da sua mente, e você vai ver que pode até ser um hábito que você manterá durante muito tempo após a pandemia. Se você já começou a praticar corrida, já é um ótimo primeiro passo. O próximo passo é praticar de uma maneira que você se mantenha motivado e que isso comece a fazer parte do seu estilo de vida.

O quanto você deveria correr?

Volume não é o seu amigo... ainda. Não comece a correr muito e muito rápido. A última coisa que você quer é se tornar muito ambicioso em relação às suas metas pessoais, e no final de tudo acabar na lista de machucados. Quando você está iniciando é recomendado que você faça uma combinação de corrida/caminhada. Você pode aumentar o volume adicionando um remo ou bicicleta no lugar da caminhada e finalmente trocando por mais uma sessão de corrida. Ir com calma melhorará e muito o seu fitness.

Se você é totalmente novato em corridas, inicie com uma caminhada de 3 minutos, e depois trote durante 30 segundos e depois ande até a sua respiração voltar ao normal. Tente repetir isso por apenas 5 rounds nesse treino, daí você vai evoluindo. É um processo, tenha calma e passe a gostar de movimentar o seu corpo e ter controle da sua respiração.

Não é recomendado correr dois dias seguidos, especialmente se você é novo no esporte. Sempre que você inicia uma rotina nova de exercícios, como corrida, você coloca um grande estresse nos seus músculos, tendões e ligamentos. O estresse causa um dano mínimo, o que é normal no ganho de musculatura. Esperar 48 horas até a sua próxima corrida dá ao seu corpo tempo para se recuperar e se prevenir de lesões.

Vestimenta Adequada para Correr

Vista-se adequadamente e tenha cuidados com os seus pés. Invista em uma calça ou shorts que você se sinta bem usando. Escolha as suas meias preferidas, mais grossas ou finas, as meias importam! E tenha certeza de que você ama os seus tênis. Qual tênis você utiliza também importa, tenha um tempo para entender sobre os seus pés (largos, finos, chatos) e qual tênis fica melhor para você. Uma determinada marca pode fazer ótimos sapatos de Levantamento de Peso, porém você pode não gostar dos tênis de corrida deles. Portanto faça o que for melhor para você.

Pode ser que você prefira tênis mais simples, com muito amortecimento ou até mesmo ache conforto em um tênis mediano. Alguns corredores utilizam vários tipos de tênis baseado na distância que irão correr ou na superfície da pista. Cuide dos seus pés e otimize a sua pisada, assim como o seu conforto.

Aquecimento para Correr

Sim, você precisa aquecer antes de começar a correr. Parece besta dizer isso, mas muitas pessoas não fazem. Comece devagar, sem pressão. Essa é a hora de sentir o seu corpo da cabeça aos pés. Como você está respirando? Como estão as suas articulações? Você está se sentindo leve? Como estão os seus passos? Escute o seu corpo.

Leve o tempo necessário para preparar o seu corpo para o que vem a seguir. A maior parte das pessoas sentem-se melhor após 20 minutos em um treino mais longo, então para tirar o máximo do seu treino de corrida, demore 20 minutos para fazer um aquecimento ou alongamento antes de você iniciar com a parte séria do treino. Quando você estiver correndo em intervalos, você irá se sentir bem melhor fazendo um aquecimento dinâmico com movimentos como joelhos altos, swings laterais, Frankensteins. Um aquecimento fluido como 1 minuto de corrida leve e 30 segundos de caminhada por 5 rounds prepara a sua cabeça e musculatura para o que vem a seguir.

Você quer ter certeza que você irá incorporar exercícios em seu aquecimento antes de um esporte de alto impacto como é a corrida. Nós nos aquecemos para fazer movimentos de Levantamento de Peso Olímpico, então temos que respeitar a corrida da mesma maneira. 

Benefícios de Ter um Parceiro de Corrida 

Encontre um parceiro! Ter um parceiro e um coach pode manter você focado e motivado. Utilizar apps (como Map My Run) ou smartwatches também podem ajudar. Assim como a comunidade pode ser um ótimo meio de suporte. Os seus colegas do CrossFit podem ser os seus melhores parceiros.

Variedade na sua Rotina

Misture tudo! O mais importante na sua jornada é ajudar o seu corpo através de exercícios de uma maneira que você se sinta bem, ao invés de se esforçar excessivamente.

Pode ser que fique um pouco monótono, fazer o mesmo ritmo e mesma rota dia após dia. Ao invés disso, pense em mudar. Tente correr em intervalos, incorporar trilhas ou corrida na praia (se for possível), correr em ladeiras (ambos subida quanto descida). Faça trabalhos de velocidade, distância, e descanso ativo. Todos os tipos de corrida possuem benefícios, portanto faça de tudo um pouco. Você pode até mesmo incluir algum tipo de trabalho tipo um EMOM para ganhar um estímulo de força, incluindo squats, lunges ou push ups. As possibilidades são infinitas. É apenas uma questão de começar, ser aberto às possibilidades e não fazer apenas o padrão. Divirta-se ao treinar.

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