DICAS PARA INICIANTES NA EXECUÇÃO DO SNATCH

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DICAS PARA INICIANTES NA EXECUÇÃO DO SNATCH

Quem pratica CrossFit ou gosta de treinos funcionais certamente conhece bem o Snatch. Mas, esse movimento é um dos mais difíceis tecnicamente para se fazer corretamente, o que faz com que muitos iniciantes na modalidade demorem para aprender todas as técnicas e executar o Snatch com precisão e ter bons resultados nos treinos.

Esse tipo de movimento apresenta um alto grau de dificuldade, exigindo dos praticantes muita força e técnica para conseguir elevar a carga acima da cabeça. 

Por isso, se você quer algumas dicas para executar o Snatch no CrossFit com maior controle, continue lendo este artigo!

O que é o Snatch?

O Snatch (ou arranco em português) é um dos dois movimentos clássicos do Levantamento de Peso Olímpico. É um dos movimentos mais praticados nos treinos funcionais hoje em dia, justamente pelo seu alto grau de dificuldade.

A execução perfeita dele demanda do atleta grande esforço físico, muita concentração, foco e coordenação motora. Só assim é possível fazer todo o conjunto de movimentos, elevando a barra com pesos do chão até o alto.

Posição de saída

Inicialmente, a barra com pesos (mais leves, no princípio) fica posicionada no chão. O atleta se coloca à frente da barra, mantendo a pegada na barra com as mãos afastadas.

Já os pés devem estar alinhados ao quadril, e ligeiramente abertos, com os joelhos flexionados. Antes de erguer as barras, baixe um pouco mais seu centro de gravidade, mantendo o peito mais à frente e a cabeça erguida.

Posição de saída do Snatch


Essa é conhecida como a
posição de saída, a partir da qual o praticante fará o movimento de levantamento da barra.

Puxada

Logo após, vem a Puxada. A Puxada começa quando você inicia a retirada da barra do chão, mantendo-a próxima ao corpo. Mas, neste momento, tome cuidado com o ângulo das costas: ela precisa permanecer ereta até a barra ultrapassar os joelhos.

Puxada do Snatch

 

Em seguida, vem a fase de transição da barra: você deve estender o quadril, deixar os joelhos retos e puxar a barra o mais rápido que conseguir para o alto. 

Já no ápice da extensão de braços, encolha os ombros e flexione os cotovelos para as laterais.

Segunda Puxada do Snatch

 

Recepção

Com a barra no alto da cabeça, mantenha os braços afastados, flexione um pouco os joelhos, sempre com os pés separados para ter mais firmeza e controle no movimento. 

Então, nesse momento, todo seu corpo se posiciona de modo reto: costas, pernas e braços, suportando todo o peso sobre sua cabeça.

Recepção do Snatch


Essas fases em conjunto formam o
Snatch (arranco). Esse movimento deve sempre ser executado de acordo com a orientação do seu treinador. 

Peso da barra: quanto um iniciante deve levantar?

Uma das dúvidas mais comuns de quem pretende praticar esse movimento é a capacidade de peso que pode suportar. 

Antes de tudo, é essencial entender que sua capacidade de suportar o peso da barra vai depender do quanto seu corpo está preparado para isso

Portanto, se você pratica atividades físicas regularmente, faz musculação e treinos funcionais complexos, pode apresentar capacidade de elevar mais peso.

No entanto, o indicado é começar a execução desse movimento com menos carga, de preferência, a carga recomendada pelo seu treinador. 

Isso porque ele pode avaliar melhor seu desempenho geral, avaliando seu histórico de treinos e de evolução corporal.

Se o seu objetivo é melhorar o desempenho no Snatch e ganhar mais força física, você precisa conferir o Programa de Levantamento de Peso da Invictus Fitness! Com ele você pode aumentar o seu Nível de LPO. Esse programa pode ser feito tanto para iniciantes quanto para atletas mais avançados!

Ficou curioso? Então fique ligado e não perca nossa próxima turma!


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