ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO DELOAD NOS SEUS TREINOS DE FORÇA

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ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO DELOAD NOS SEUS TREINOS DE FORÇA

Muitos praticantes de crossfit são apaixonados por treinos de levantamento de peso e outros treinos de força. Alguns, aliás, praticam apenas o levantamento de peso, participando de diversos campeonatos.

levantamento de peso olímpico (uma das modalidades mais conhecidas do crossfit) é composto de movimentos desafiadores, que são capazez de preparar o atleta para exercícios mais explosivos. No entanto, não basta apenas treinar pesado todos os dias, o período de deload tem um papel fundamental para obter resultados nos treinos de força

Embora muitos praticantes não vejam a redução de peso e de esforço com bons olhos, vamos explicar neste post porque a semana de deload é necessária e não deve ser ignorada.

Semana de deload no treino de força: o que é isso?

De forma simplificada, podemos dizer que deload é o período ou fase em que o treino de força tem sua intensidade reduzida (tanto na carga quanto no volume). O maior objetivo da semana de deload é promover a recuperação do corpo por conta do treinamento mais pesado de semanas anteriores.

Assim, os músculos têm tempo para se refazer e se recuperar de modo adequado, sem que o praticante tenha lesões.

Qual a importância do deload?

Mesmo com o corpo condicionado a fazer atividades físicas de alto impacto, ele ainda necessita de períodos de trégua para recuperação. Isso acontece principalmente após semanas sucessivas de treinos pesados com as cargas aumentando de forma progressiva.

Após um determinado período de desgaste, o corpo pode apresentar sinais de:

  • Redução de força;
  • Sono conturbado;
  • Dores musculares prolongadas;
  • Desânimo.

E isso é normal durante os treinos, já que é impossível treinar sempre no pico de performance.

Porém, além de todos esses sintomas, o corpo pode apresentar lesões caso o deload não seja efetuado no momento certo. Quanto maior a sobrecarga nos músculos e articulações, maiores se tornam os períodos de recuperação, afastando os praticantes dos treinos por mais tempo também. 

Outro ponto que indica a necessidade da redução do volume de treinos é que o sistema nervoso central precisa se recuperar, Caso contrário, ocorre o aumento de estresse psicológico, o que interfere diretamente no rendimento do atleta. 

Mesmo assim, muitos praticantes de crossfit encaram a semana do deload como desperdício de tempo, o que já sabemos que não é verdade, certo?

Faça a recuperação do jeito certo!

Primeiramente, saiba identificar o momento necessário para fazer sua semana de descanso. Assim que seu corpo der os primeiros sinais de cansaço, fadiga muscular ou perda de rendimento e de concentração, inicie o período de recuperação

Para isso você não precisa abandonar totalmente os treinos. Basta diminuir a quantidade de séries ou a intensidade. Desse modo, terá sua recuperação garantida e não perderá o fôlego para a retomada das atividades em nível elevado na próxima semana. 

E a dica mais importante: siga sempre a recomendação dos seus coaches e garanta que está fazendo os seus treinos seguindo uma planificação bem montada.

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