ENTENDENDO O GRÁFICO DE FORÇA DO REMO CONCEPT2

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ENTENDENDO O GRÁFICO DE FORÇA DO REMO CONCEPT2

Por Charissa Sutliff

Eu quero compartilhar um pouco sobre a técnica de remo e a potência que você exerce durante os workouts. Você conhece aquela tela do seu remador que tem o gráfico com uma curva que se move conforme você rema? Esse é um gráfico de força! Para aqueles que gostam de pensar sempre sobre ciência, essa é a força que você está colocando no remador e a energia que está gerando. CrossFit tem tudo a ver com potência. Por exemplo, os benchmarks do CrossFit são sempre projetados para medir a força e a potência. 

Força = Massa X Aceleração
Potência = (Força X Distância) / Tempo 
Força X Distância é igual ao trabalho, então potência é igual ao trabalho/tempo.

 

Chega de fórmulas. Resumindo, esse gráfico é uma boa ferramenta para melhorar a sua técnica no remo.

A Curva de Força Do Remo Concept2 

O gráfico de força representa graficamente como você aplica a força durante a sua puxada, indicando como sua força varia conforme você usa suas pernas, costas e braços durante a movimentação. Quanto mais suave for a curva, mais suave será a aplicação de força e quanto maior for a área sob a curva, maior será a quantidade de força aplicada. Alguns de vocês podem notar que sua curva de força é diferente de outras pessoas. Não tem problema! Isso está lhe dizendo onde olhar e no que trabalhar. Remar com esse gráfico na tela é uma ótima maneira de aperfeiçoar sua técnica e sua puxada.

Parte inicial mais volumosa

Gráfico do Remo Concept

Um grande pico no início da curva significa que você provavelmente está aplicando muita força cedo demais e deve distribuí-la mais pelo resto da puxada.

Parte do meio mais volumosa com dois picos

Gráfico do Remo Concept

Uma queda e depois um novo pico no meio da curva geralmente significa que você está tendo algum problema de conexão entre as pernas, quadris e braços. Em algum momento durante essa transição você está perdendo potência.

Parte final mais volumosa

Gráfico do Remo Concept

No caso de um final maior na curva, significa que você está utilizando muito os seus braços na puxada, e pouco as suas pernas. Nesse caso, você conseguirá gerar mais potência pensando em usar mais as pernas.

Curva ideal

Gráfico do Remo Concept

A curva ideal deve ter bastante volume durante a puxada inteira, de uma maneira bem distribuída. Daqui para frente, use esta tela para verificar a eficiência de sua técnica de remada e também para ajudá-lo a melhorar o tempo durante todas as fases da remada. O ideal é que a nossa remada seja o mais suave possível.

Curva de Força + Parcial de 500m

Se usar a curva de força é uma configuração que pode melhorar sua técnica, outra é olhar o tempo médio por 500m. Usar a tela com ambas visões é útil pois você pode ver tanto visualmente quanto graficamente o quão eficiente está a sua técnica de remo. Você também pode ver que tendo uma técnica mais eficiente, faz com que a aplicação de força ao longo da remada seja mais suave e consequentemente o seu tempo por 500m será mais rápido. Nesse caso, rápido não é rápido. Suave é rápido. 

Gráfico do Remo Concept

No final das contas queremos áreas sob a curva que são consistentes, suaves e grandes. Para conseguir isso, queremos sequenciar adequadamente o uso das pernas, quadris e braços.

Como suavizar a sua curva

Experimente este exercício: 

Defina o damper no número 1, reme em uma frequência de 25-30 s/m (puxadas por minuto). Depois olhe a curva de força e tente criar curvas suaves e consistentes que tenham a mesma aparência durante 10 minutos seguidos. Treinar com o damper em 1 é como treinar com um tubo de PVC para praticar os movimentos de levantamento de peso olímpico com boa técnica. Fazendo esse exercício, ficará muito mais fácil para você utilizar suas pernas e efetuar as transições da melhor forma. A prática cria o hábito!

Postura > Posições > Sequência > depois Potência!

A máquina de remo é incrível! Melhorar a sua remada é uma combinação de postura adequada, boas posições e aplicação/transferência eficientes de força durante toda a puxada. Podemos olhar e treinar com um rower Concept2 e pensar "é muito fácil, é só puxar", entretanto, sempre existem pequenas coisas em que podemos trabalhar para melhorar a eficiência de nosso remo.

 

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