ERROS COMUNS PARA SE EVITAR NO DEADLIFT

força, treinamento & coaching, treinamento funcional -

ERROS COMUNS PARA SE EVITAR NO DEADLIFT

Frequentemente vemos alunos e atletas – iniciantes ou não – com medo ou dificuldades de fazer o deadlift. E esse movimento pode ser sim amedrontador para muitos. Porém, se for feito corretamente, é um dos melhores movimentos com barra que você pode fazer e obter resultados. Vamos listar nesse artigo alguns pontos que você tem que ter em mente para iniciar o movimento de maneira segura.

Se você não tem certeza se está cometendo algum desses erros, pergunte ao seu coach ou filme o seu movimento e analise com calma depois.

Erros Comuns no Deadlift

Garantir a posição inicial do seu deadlift é importante, pois vai evitar que você se machuque e também vai permitir que você faça maiores cargas de maneira mais eficiente. Então vamos lá:

Erro #1 - Barra longe das canelas

Esse erro faz com que o peso fique "mais pesado" do que deveria ser, e ainda vai colocar a sua coluna lombar em risco. Quanto mais próxima a barra estiver do seu corpo, mais fácil será o movimento e você conseguirá utilizar melhor a musculatura das suas pernas, sem sobrecarregar as costas. Para corrigir: uma vez que você entrou na posição antes de iniciar, role a barra para chegar o mais próximo possível das suas canelas, e então inicie o movimento tentando manter o peso sempre próximo (tome cuidado para não raspar a barra na perna e se machucar).

Erro #2 - Posição errada dos ombros

Os seus ombros não devem estar nem muito na frente da barra e nem muito atrás. Se você deixar os ombros na frente, a tendência é não utilizar a sua cadeia posterior por completo, e mais uma vez irá sobrecarregar a sua coluna, jogando a maior parte do peso na lombar. Por outro lado, se você deixar os ombros ficarem numa linha muito atrás da posição da barra, você vai jogar muito peso nas pernas e não vai utilizar a força lombar como deveria. Esse segundo erro acontece na maioria das vezes com pessoas que iniciam o movimento como se fossem fazer um Clean – que precisa de uma posição com peitoral mais aberto e quadril mais baixo. Para corrigir: Movimente o seu quadril até que as suas canelas fiquem verticais e o seu olhar fique no chão próximo a você.

Erro #3 - Posição errada do quadril

Ao iniciar o movimento, o seu quadril deve estar um pouco mais baixo do que a linha dos seus ombros. Se você possui pouca mobilidade de quadril ou de tornozelos, você terá maior dificuldade para entrar facilmente nessa posição. Se esse é o seu caso, você não está utilizando os músculos corretos – nem os mais fortes – para realizar o movimento. Para corrigir: você deveria frequentemente dar um foco em exercícios de mobilidade, especialmente em dias que os treinos tiverem deadlifts pesados. 

Como você vê, não tem motivos para ter medo de fazer deadlifts. Utilizando as dicas desse artigo, você vai evitar os erros mais comuns ao realizar o movimento. Como sempre, garanta que você está sendo acompanhado por um coach para que ele possa observar o seu movimento e fazer os ajustes necessários.

Caso você não tenha um coach ainda, acesse um de nossos Programas de Treino Online e comece HOJE mesmo com acompanhamento de nossos coaches!

 

LEIA MAIS EM:

3 TIPOS DE CONTRAÇÃO: EXCÊNTRICA, CONCÊNTRICA E ISOMÉTRICA

PEGADA NO DEADLIFT - PRONADA OU MISTA?

OS 2 MELHORES EXERCÍCIOS PARA FORTALECER AS COSTAS


Deixe um comentário