EU PRECISO COMER ANTES DO TREINO?

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EU PRECISO COMER ANTES DO TREINO?

Por Thais Nunes

Muitas pessoas têm dúvidas se podem treinar em jejum, se faz mal ou se precisam comer alguma coisa mesmo sem fome. A resposta para essa pergunta é que pode ser que sim ou pode ser que não, ou seja depende. Depende do caso que você se encaixa dentre os abaixo:

Caso 01: acorda bem cedo e sem apetite, podemos melhorar seu jantar/ceia e reduzir a necessidade de uma grande refeição antes do treino. Pode optar por shakes, sucos ou alguma suplementação durante o treino.

Caso 02: adora tomar café da manhã e treina logo após, podemos pensar em refeições com digestão mais rápida, menos fibras, boas opções de carboidratos, pensando em um bom aporte energético para seu treino.

Caso 03: treina após o almoço. Sua grande refeição já está oferecendo nutrientes e energia suficientes. Caso o treino seja longo, vale pensar em alguma suplementação durante o treino.

Caso 04: treinos à tarde. Você teve o dia todo com refeições para ajustar seus estoques de glicogênio e te dar energia. Podemos pensar apenas no intervalo de antecedência entre seu lanche e seu treino, para não gerar incômodo digestivo.

Caso 05: treino tarde da noite. Principal foco é em fazer um bom PÓS treino. Digestão rápida porém refeição adequada em proteínas e carboidratos para auxiliar sua recuperação, sem gerar desconforto durante o sono.

O melhor indicativo se sua refeição pré treino está adequada é como você está se sentindo e performando no treino. Você chega com preguiça, sensação de cansaço e estômago cheio?! Então temos que organizar isso!

E mais importante, a manutenção de uma boa rotina de treinos depende mais da sua recuperação, então você deve ter foco nas refeições após o treino (entre 1-4 horas após). É nesse intervalo que através da dieta sinalizamos processos regenerativos que nos permite treinar a próxima sessão!

Deixe algumas estratégias de emagrecimento e restrições para outro momento do dia. Foque em se alimentar para treinar bem! As melhores adaptações fisiológicas são consequências do treino. Maior captação de insulina, uso de lipídeos como energia, oxidação de aminoácidos e ativação de vias anti-inflamatórias para recuperação.

Quanto melhor você treinar, melhor resultado você vai ter!


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