FLOOR PRESS - DICAS PARA A EXECUÇÃO DESSE EXERCÍCIO

força, treinamento & coaching -

FLOOR PRESS - DICAS PARA A EXECUÇÃO DESSE EXERCÍCIO

O supino é um dos exercícios de CrossFit mais indicados para trabalhar os músculos peitorais e dos braços. Porém, uma variação desse movimento pode melhorar ainda mais os resultados. 

Estamos falando do Floor Press, que nada mais é do que um supino, que o praticante realiza enquanto está deitado no chão. O Floor Press oferece muitos benefícios para o corpo, conforme saberemos mais neste artigo. 

Floor Press: o que é esse exercício nos treinos de CrossFit?

Nas academias, o mais comum é vermos homens e mulheres executando o supino tradicional, apoiando-se no banco. No Floor Press, a única diferença é que o banco é substituído pelo piso, o que também pode ser bastante útil caso você tenha falta de bancos para o treino. Para praticar esse movimento, o ideal é que você, por questão de segurança, tenha um parceiro de treino, ou esteja acompanhado do seu treinador, podendo executar o Floor Press da maneira correta, sem riscos de lesões.

Diferenças entre o Supino e o Floor Press

Ainda que sejam movimentos muito parecidos, existem diferenças entre fazer o supino no banco e no chão. Além da menor amplitude de movimento, a parte inferior do corpo oferece assistência mínima, focando o esforço nos membros superiores. Por conta da amplitude de movimento mais curta, o Floor Press dá mais ênfase ao tríceps e menos ao peitoral.

Variações do Floor Press

Assim como o supino tradicional, o Floor Press também pode ser realizado com halteres ou com barra livre, ou até mesmo com outros equipamentos. Vamos ver algumas variações mais utilizadas nas academias: 

Barbell Floor Press

É um dos exemplos mais populares de supino no piso (assim como o supino tradicional), pois tem um modo de execução mais simples. Além disso, também facilita o aumento das cargas. Essa variação não envolve tanto o trabalho dos músculos inferiores do corpo, concentrando a maior parte do esforço nos grupos musculares abdominais, braços e peito.

A barra utilizada também pode variar, sendo possível realizar o movimento com uma Trap Bar por exemplo, o que modifica a sua pegada, eliminando uma possível rotação externa excessiva de ombros.

Ao realizar esse movimento com cargas mais elevadas, deve-se tomar cuidado para que o peso não machuque os seus punhos na fase excêntrica do movimento.

Dumbbell Floor Press

Em vez das barras, você pode usar halteres para executar esse movimento. O uso de halteres permite ao praticante do Floor Press modificar o ângulo do ombro e do pulso, sendo um movimento mais desafiador também pela instabilidade dos pesos.

Quais os benefícios de fazer esse movimento no meu treino de CrossFit?

Podemos dizer que o Floor Press em suas mais diferentes variações ajuda a desenvolver e a definir os músculos do peitoral e tríceps, sem oferecer tensão excessiva aos ombros, já que ocorre a redução da amplitude de movimento.

Gostou do Floor Press? Aqui na Invictus Fitness você pode fazer esse e muitos outros movimentos em nossos treinos online. Você terá sempre orientação de nossos coaches para garantir que vai conquistar resultados expressivos e tirar ao máximo de seus treinos. Acesse nosso site e conheça mais sobre a Invictus Fitness!

Deixe um comentário