GERENCIAMENTO DOS IMPACTOS DO COVID-19 DURANTE E APÓS A CRISE

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GERENCIAMENTO DOS IMPACTOS DO COVID-19 DURANTE E APÓS A CRISE

Por Felipe Chuahy

A crise causada pela pandemia do COVID-19, ou SARS-CoV-2, nome oficial do vírus, afetou todos os segmentos de negócios, mas principalmente os prestadores de serviço que confinados em suas casas não tinham como realizar o seu trabalho da maneira ideal. A crise ainda vai demorar anos para passar completamente, mas pensando na gestão da sua academia, nós separamos algumas dicas de como controlar os impactos causados por essa crise, principalmente quando as coisas começarem a se normalizar.

Modelo de Negócios

Reavaliar o seu modelo de negócios é fundamental. No exemplo de academias, a imensa maioria nunca havia feito uma transmissão ao vivo de um treino, mas com o isolamento social se tornando uma realidade e com tentativas e erros, os donos de academia foram identificando a melhor maneira de prestar esse serviço de maneira online. Essas alternativas podem se tornar até mesmo novos serviços para depois que passar a crise, o que impedirá você de continuar fornecendo programas de treino online e vendendo para novos clientes? Portanto utilize os aprendizados da crise para reavaliar o seu modelo de negócios.

Orçamento

Revise o seu orçamento deixando somente o que for estritamente essencial. Muitas despesas que você tinha não existem mais pois o seu negócio físico está fechado. Tente reduzir ao máximo os seus gastos não essenciais para compensar a queda de faturamento que você terá por causa da crise. Também é importante tentar negociar as suas contas que não vão deixar de existir, como aluguel e salários, que são obrigações contratuais, mas que você pode tentar negociar o prazo de pagamento, ou seja, ao invés de pagar essas contas hoje que você teve uma queda no seu caixa, você paga apenas no futuro quando as coisas normalizarem.

Fluxo de Caixa

É importantíssimo que você controle o seu caixa diariamente durante a crise, pois irá demorar alguns dias/semanas para você começar a sentir os impactos de possíveis cancelamentos de planos. Portanto você deve estar olhando todos os dias as entradas e saídas de caixa para garantir que você não vai ter um problema futuro de pagamento de contas.

Clientes

Entenda as novas necessidades de seus clientes. Mais uma vez cito o exemplo das aulas online, muitas pessoas devem ter gostado desse tipo de aula, e você pode incrementar com um acompanhamento à distância de nutricionista e controle de peso para que seus alunos não dependam apenas dos treinos presenciais no futuro. Entenda quais são as dores que seus clientes estão sentindo e busque quais são os remédios para curá-las. Assegure também que você está entrando em contato constantemente com os seus clientes e se possível realize este contato individualmente. Essa comunicação deve ser clara e motivadora, para mostrar a todos que a crise não é para sempre.

Vendas

Evite fazer promoções de longo prazo no período da crise, você ainda não sabe quanto tempo ela vai durar e não sabe como as coisas vão voltar. Tenha foco primeiramente na retenção dos seus alunos, montando uma estratégia para garantir que os seus alunos atuais não cancelem os seus planos. Depois aproveite o retorno para pensar em atrair os seus ex-alunos ou reaver os alunos que por ventura precisaram cancelar durante a crise.

Mercado

Estude o que o mercado está fazendo, o que deu certo e o que não deu, a fim de entender quais são as novas tendências e novas oportunidades para se diferenciar e tentar crescer no pós-crise.

Atitude

Aproveite o tempo. Este pode ser um momento de arrumar a casa. Tudo aquilo que você vinha adiando com a justificativa da falta de tempo pode ser feito agora. Seja uma mudança de layout na academia, o cadastro dos alunos, uma nova estratégia, um acompanhamento financeiro mais próximo, um estudo do mercado buscando as melhores práticas, um estudo estatístico das rotinas dos alunos, e muitas outras coisas. Agora o que não falta é tempo e você tem que transformá-lo em valor.  

Ações

Procure ajuda profissional pois é mais barato e o retorno é muito rápido. As ações devem ser tomadas de forma rápida e eficaz. Decisões colegiadas e com a participação de pessoas experientes trazem um excelente retorno. Se antes já era difícil fazer tudo sozinho, depois da crise será mais ainda.

 

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1 comentário

  • Renata

    GRATIDÃO por cada aprendizado

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