KETTLEBELL - EXERCÍCIOS MAIS COMUNS E BENEFÍCIOS

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KETTLEBELL - EXERCÍCIOS MAIS COMUNS E BENEFÍCIOS

Você gosta de exercícios com Kettlebell?

Se a sua resposta é não, então você ainda não conhece os benefícios de treinar usando esse equipamento, pois se conhecesse certamente iria gostar!

Existem diversos exercícios em que podemos usar um kettlebell em nossos treinos de CrossFit, e neste artigo vamos ver alguns deles e quais os benefícios de cada um!

Normalmente você pode substituir o kettlebell por um dumbbell e não vai fazer muita diferença, porém a maioria das pessoas que já usaram ambos vão dizer que o kettlebell acaba sendo um pouco mais desafiador, tornando o treino mais difícil. As alças do ketllebell são muito mais grossas do que as do dumbbell, e assim sendo acabam trabalhando a sua pegada e a musculatura do seu antebraço durante o exercício. Basta pensar em como fica o seu antebraço em um workout com kettlebell swings e pull-ups... nada bom!

Outro ponto benéfico sobre o kettlebell é que o centro de gravidade vai demandar mais de sua estabilização, melhorando assim o seu core (abdomen e lombar). Demandar mais trabalho de sua musculatura geral é um ponto-chave para queimar mais calorias durante o seu treino.

Então, vamos ver os exercícios mais comuns que você pode fazer com esse equipamento.

Kettlebell Swing

O kettlebell swing é um exercício que queima muitas calorias, pois ele requer a utilização de praticamente toda a musculatura do seu corpo, ajudando você a desenvolver o seu core, equilíbrio e capacidade aeróbica. Você pode usar de várias maneiras: alto volume de repetições e baixo peso, pode aumentar o peso e diminuir as reps... Esse é um dos poucos exercícios que podem ser utilizados para desenvolver músculos diferentes de maneiras diferentes.

Kettlebell “Goblet” Squat

O Goblet Squat é um movimento parecido com o Front Squat, e oferece os mesmos tipos de benefícios, trabalhando também os seus braços em um movimento que trabalha prioritariamente membros inferiores. O agachamento vai exigir de suas pernas e glúteos, que são alguns dos maiores músculos do seu corpo. O Goblet Squat normalmente é utilizado como aquecimento dos treinos, mas se você utilizar um kettlebell bem pesado e fizer de maneira lenta, eu duvido que não vai ser desafiador, por mais forte que você seja!

Kettlebell Deadlift (Unilateral)

O Deadlift é um dos movimentos que também pode ser feito utilizando um kettlebell, ao invés de uma barra. Para dificultar e trabalhar estabilização de core e posterior, você pode fazer o movimento de maneira unilateral, basta segurar o kettlebell com um só braço e tirar a perna do mesmo lado do chão. Desça o peso em direção ao seu pé de apoio, levando a perna para trás pensando em levar o calcanhar em direção ao teto.

Esse exercício é muito bom para ativar a sua musculatura antes de treinos mais pesados, e também para evitar lesões. A sua cadeia posterior vai agradecer!

Farmer's Carry

O Farmer's Carry é outro exercício muito utilizado para desenvolver a sua força de pegada, fortalecendo as suas pernas e core ao mesmo tempo. Se você fizer esse movimento de maneira pesada o suficiente e numa distância razoável, você vai sentir o seu corpo reclamando! Esse também é um movimento que você vai usar no seu dia-a-dia... quantas vezes não segurou mais sacolas do que conseguia ao chegar do mercado para evitar fazer duas viagens de volta ao carro?

Remada Curvada e Bat Wings

Você sabe o que são Rombóides e Dorsais - simplesmente alguns dos principais músculos das suas costas! Eles são essenciais para você conseguir estender os seus braços para trás e fazer com que você tenha uma postura ereta.

Fazer remada curvada vai te ajudar a trabalhar os rombóides, o que ajuda você a elevar a sua escápula. Assim como a remada, a posição de "bat wing" também trabalha os mesmos músculos, e pode ser feita em isometria. Nós utilizamos muito esse exercício em nossos treinos de musculação!

Você sofre com má postura? Então tente incorporar esses exercícios em seus treinos!

Resumo

Agora você já sabe quais são os benefícios e por que você deve fazer esses movimentos com frequência! Esses são apenas alguns dos movimentos básicos que você pode fazer utilizando um kettlebell.

Você vai encontrar a maioria deles em nossos treinos diariamente. Como esse equipamento é pequeno e cabe em qualquer lugar, você pode ter um na sua casa facilmente!

Se você quer melhorar a sua força, flexibilidade, coordenação, queimar calorias e perder peso, o kettlebell com certeza vai te ajudar!


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