O NOVO CONCEITO DOS GINÁSTICOS NO TREINAMENTO FUNCIONAL

ginástica, treinamento & coaching -

O NOVO CONCEITO DOS GINÁSTICOS NO TREINAMENTO FUNCIONAL

Por Hilton Dichelli "Batata"

Um dos pilares do método de treinamento funcional vem tomando espaço dentro dos melhores boxes e academias do país. O esporte fitness, mais conhecido como Crossfit (empresa que ajudou a atrair praticantes), é composto de grandes modalidades, entre elas o Levantamento de Peso Olímpico (LPO) e a Ginástica Artística.

Acreditando em uma evolução contínua dos movimentos e proporcionando segurança para os praticantes, muitos head coaches e proprietários de academias têm proporcionado aulas específicas para o desenvolvimento técnico dos movimentos que compõem essas modalidades.

Esta demanda criou dois efeitos muito benéficos tanto para a Ginástica Artística quanto para o LPO, que foi a maior divulgação das modalidades (que não eram tão praticadas nem difundidas no Brasil) e melhoria da qualidade técnica dos profissionais que trabalham na área.

Para o Crossfit, a qualidade da especificidade das aulas garante uma aprendizagem segura e de grande aproveitamento, não só para os movimentos ginásticos, mas para todos os outros pilares do esporte. Ou seja, quanto mais aulas específicas de Ginástica tivermos nas academias, maior vai ser a técnica dos praticantes de uma maneira geral.

O desenvolvimento ginástico desde a base até o mais complexo dos movimentos cria uma estrutura muscular e memória motora que são capazes de melhorar mobilidade, flexibilidade e força dos músculos do "core", responsáveis pela proteção da nossa coluna vertebral e pilares essenciais para o praticante de Crossfit. Além disso, a prática de movimentos Ginásticos específicos cria uma melhora da sua consciência corporal, possibilitando transferência imediata para outros movimentos, como por exemplo o LPO.

O Ginástico veio para ficar, mas para isso é de extrema importância que exista conhecimento técnico e qualidade na aprendizagem dos movimentos. Quanto mais técnico um atleta/praticante for, mais eficiente ele será. O domínio do conhecimento dos movimentos ginásticos irá possibilitar atender a todos, desde o iniciante até o atleta de elite.

Atletas e treinadores estejam prontos para novas possibilidades! E fiquem ligados, pois teremos muitos artigos e vídeos falando sobre técnicas Ginásticas que você pode utilizar para melhorar o seu desempenho nos treinos!

 

Ficou com alguma dúvida ou quer entrar em contato com nossa equipe de criadores de conteúdo? Acesse ESSE LINK e conheça toda nossa equipe!


Deixe um comentário