O QUE É MURPH E POR QUE FAZER?

treinamento & coaching, workouts benchmark -

O QUE É MURPH E POR QUE FAZER?

Por Fábio Hirata

Caso você tenha começado a treinar recentemente ou ainda não esteja familiarizado com os workouts do CrossFit, você deve ficar meio perdido quando ouve todos falando sobre o "Murph". Esses workouts são chamados de "Heros", ou heróis em inglês, e são WODs feitos pela CrossFit para homenagear homens e mulheres que morreram em combate. O Murph especificamente homenageia o Tenente da Marinha Americana Michael Murphy, que morreu em ação no Afeganistão em 28 de Junho de 2005.

"Murph"

  • 1 milha (1,6km) de corrida
  • 100 pull ups
  • 200 push ups
  • 300 air squats
  • 1 milha (1,6km) de corrida *usando colete de 20lb

Esse workout era o favorito de Michael, por isso foi escolhido como forma de homenageá-lo. Portanto, todos os anos, crossfitters no mundo fazem esse tributo ao Tenente Murphy realizando esse treino. Nos Estados Unidos, esse WOD normalmente é feito no Memorial Day (última segunda-feira do mês de Maio), dia que é feriado nacional com o objetivo de lembrar todos os militares que morreram na linha de combate pelos Estados Unidos. Já no Brasil, temos o costume de realizar esse WOD no final do ano, próximo ao natal.

Quão difícil é o Murph?

No papel, parece que não é TÃO difícil assim. É um WOD comprido que pode demorar um tempo para terminar, porém como ele apenas tem movimentos de peso corporal e não possui nenhum movimento difícil tecnicamente, pode ser feito por todos e adaptado para os mais iniciantes.

Você pode fazer o Murph de diversas maneiras:

  • Sem adaptações, conforme prescrito com o colete;
  • Fazer conforme prescrito, porém sem o colete de 20lb;
  • Dividir as repetições em rounds, por exemplo ao invés de fazer 100, 200, 300 direto, quebre em 20 rounds de 5, 10, 15, ou 10 rounds de 10, 20, 30;
  • Fazer em dupla com alguém e dividir as repetições.

Hero WODs são comuns na comunidade do CrossFit. Além de lembrar as belas histórias das pessoas que são homenageadas, eles servem para criar uma base de comparação (benchmarks), onde os atletas e praticantes de CrossFit conseguem enxergar se estão evoluindo com o passar do tempo (baixando os seus tempos nesses WODs) ou não!

Quer saber como treinar da melhor maneira? Acesse nossos Programas Online e baixe nosso Guia de Treinos gratuito! Afinal, com a Invictus Fitness você pode encontrar esse e outros treinos de crossfit feitos por profissionais especialistas em gerar resultados!


1 comentário

  • Mário Paulino da Silva Junior

    Gostaria de ter mais conhecimento

Deixe um comentário