O QUE REALMENTE SIGNIFICA QUANDO VOCÊ DIZ QUE ESTÁ "MUITO OCUPADO" E "SEM TEMPO"

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O QUE REALMENTE SIGNIFICA QUANDO VOCÊ DIZ QUE ESTÁ "MUITO OCUPADO" E "SEM TEMPO"

Por Calvin Sun

Eu estou sendo coach há mais de uma década e nesse tempo todo eu já ouvi inúmeras desculpas de clientes para tentar explicar o motivo de não manterem os seus compromissos e metas. Parece que tem uma desculpa em particular que eu continuo ouvindo mais do que todas. Essa desculpa sempre é uma forma de "eu ando muito ocupado" ou "eu não tenho tempo para isso".

Algumas dessas frases parecem familiares para você?
"Eu estou muito ocupado para ir à academia"
"Eu não tenho tempo para preparar minha comida essa semana"
"Estou muito ocupado para fazer mobilidade"
"Eu fico sem tempo para tomar café da manhã"
"Eu tenho muita coisa pra fazer para conseguir dormir de 7 a 9 horas por dia"

Vendo por cima, "ocupado" parece uma desculpa perfeitamente válida. Na verdade, pode até soar de uma maneira positiva às vezes. Por exemplo, podem perguntar para você "como você está?" e uma resposta comum seria algo do tipo "tudo corrido, como sempre". Isso é uma ótima desculpa, porque parece tanto plausível quanto positiva em alguns casos. Ainda assim, os mesmos clientes que dizem estar "muito ocupados" para ir para a academia, milagrosamente arrumam tempo para fazer um grande número de outras atividades, como assistir algumas temporadas de séries na TV, sair para beber em happy hours, ficar horas assistindo vídeos na internet, ir à festa de aniversário do melhor amigo da cunhada do primo, e ficar incontáveis horas rolando nas páginas de redes sociais.

Como um coach, não estou aqui para julgar como uma pessoa gasta o seu tempo livre. Porém, o meu trabalho é ajudar você a atingir resultados na sua parte física e performance atlética. Para ficar claro, não tem nenhum problema em assistir à sua série de TV favorita, ou ficar no Instagram, PORÉM se essas atividades estão te atrapalhando nas coisas que fazem você caminhar em direção às suas metas, você deveria reavaliar como você organiza o seu tempo e prioridades.

"Eu não tenho tempo" realmente significa "não é uma prioridade".

Pense em uma situação recente que você utilizou a falta de tempo como desculpa. Agora, substitua para "não é uma prioridade". Na maioria dos casos, você vai ver que a segunda é muito mais válida e precisa. O problema em acreditar que nós não temos tempo é que não tem como adicionarmos mais horas ao nosso dia. Isso se torna um fator limitante que nos mantém parados. Sendo sinceros com nós mesmos e admitindo que não é uma prioridade é muito mais poderoso. Agora a necessidade de criar mais tempo não existe mais. Você apenas precisa reavaliar suas demais prioridades para decidir se aquilo que você diz não ter tempo para é na verdade mais importante. Depois disso, você pode reajustar a sua lista de tarefas e organizar a sua agenda de acordo com isso.

 

"Eu estou muito ocupado" é um eufemismo para "eu não organizo o meu tempo de maneira eficiente".

Se eu fosse olhar o seu calendário nesse momento, o que eu iria achar agendado? Eu seria capaz de determinar as suas prioridades? Você agenda os tempos que você planeja gastar indo na academia nessa semana? Você tem horários bloqueados para se alongar, meditar ou preparar a sua comida? Ou você deixa isso solto todas as semanas? Na minha experiência, se você não agendar as atividades, provavelmente elas não irão acontecer. Eu sou um coach que trabalho em uma academia, e mesmo eu preciso agendar os meus workouts. Eu recomendo tirar alguns minutos numa tarde de domingo, ou segunda de manhã para planejar a sua semana. Como Benjamin Franklin dizia, "se você falha em planejar, você está planejando falhar!"

"Eu tenho muita coisa acontecendo", "Estou sobrecarregado" e "Minha agenda está cheia" provavelmente significa "Eu preciso aprender a dizer NÃO".

Você fala "sim" para todo mundo e todos que aparecem na sua frente? Você quer sempre agradar aos outros? Você deixa a agenda e prioridades dos outros sobreporem as suas próprias? Você gostaria de se sentir menos ocupado? Steve Jobs, co-fundador da Apple disse uma vez, "foque em dizer não". Quando mais você diz "não" às coisas que não importam, mais você pode dizer "sim" para as coisas que importam. Eu posso dizer pela minha experiência profissional que ser cronicamente super comprometido é uma bela maneira de passar dos limites. Aprender a dizer não é uma habilidade necessárias se você quer reduzir a sensação de sobrecarga e criar o espaço que você precisa na sua vida para focar no que realmente importa para você. Pode ser difícil no começo, mas pense que dizer não é um músculo que você pode crescer com o tempo. Comece dizendo "não, obrigado", "não consigo me comprometer a isso", "não estou interessado", "tenho outras prioridades no momento", ou até mesmo um simples "não". Não minta, não crie desculpas, não há necessidade de se explicar. Apenas negue de maneira educada.

Eu sinceramente espero que você considere aposentar a desculpa de "estou muito ocupado". Outras pessoas podem cair nessa, mas mais importante, não se deixe ser enganado em pensar que isso é uma desculpa válida para quando você não estiver atingindo as suas metas. Se você precisa de ajuda para virar essa chave, procure um grupo, um parceiro, ou um coach que não aceite isso como uma desculpa. Reavalie as suas prioridades, sente-se e organize os seus horários, aprenda a dizer não para as coisas que não são importantes. Lembre-se, você tem as mesmas 24 horas por dia que todos os outros no planeta. Espero que você tire o máximo delas!


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