OS 5 ESTÁGIOS DE UM PRATICANTE DE CROSSFIT

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OS 5 ESTÁGIOS DE UM PRATICANTE DE CROSSFIT

Adaptado do texto do Atleta Invictus Josh Littauer

Se você treina CrossFit há um tempo, provavelmente já percebeu que existem diferentes fases e estágios que passamos ao treinar.

Esses estágios podem durar mais ou menos tempo, isso varia de pessoa para pessoa... mas muito provavelmente todos se encaixam em alguma das fases que vamos apresentar a seguir. Na minha experiência, cada fase nos ensina alguma coisa sobre nós mesmos e nos ajudam a evoluir em nossa jornada fitness. 

Durante nosso crescimento, identificar em qual fase estamos pode nos ajudar a aproveitar o processo da melhor maneira. Então vamos ver quais são os estágios que todos nós passamos ao iniciar no CrossFit:

1. O Scaled

O Scaled é a minha pessoa favorita do box. Ela é totalmente iniciante no CrossFit (ou até mesmo em treinos), e tipicamente traz uma atitude de querer evoluir e aprender, mesmo sendo tudo novidade para ela, e muitas vezes sendo "vergonhoso" pois acabam tendo que adaptar muitos exercícios.

O Scaled pode não ser a pessoa mais forte ou mais rápida, porém ela possui determinação para evoluir e acaba contagiando os demais alunos e coaches.

2. O Escolhe WOD

Pois bem, agora o atleta passou da fase de ser apenas um scaled, pois já aprendeu a fazer a maioria dos movimentos, já começou a aumentar as suas cargas, e também já sabe no que ele é bom e no que é ruim.

Com esse conhecimento, a pessoa começa a evitar todos os WODs em que ela sabe que vai mal. Pode ser que essa pessoa seja muito forte, mas não consegue fazer movimentos ginásticos bem, então ela vai aparecer para treinar só quando tiver agachamentos ou algum treino com clean ou snatch... Quando tiver toes to bar ou pull-ups, dificilmente veremos ela no box.

Enquanto pode parecer que essa pessoa é muito boa nos treinos, isso ocorre pois ela não aparece para treinar nos dias que tem movimentos em que ela é ruim. Muitas vezes essa pessoa reclama que o treino "não está legal".

3. O Campeão da Lousa

Esse estágio é similar ao anterior, pois essa pessoa odeia ir mal e estar abaixo dos outros nos resultados da lousa. Frequentemente você verá essa pessoa perguntando "quantos rounds o fulano fez?" ou "com qual carga o ciclano agachou?". Se não tomarmos cuidado, as pessoas desse estágio podem se frustrar com os outros atletas ou coaches, ao querer realizar comparações ou criar uma competição.

Nessa fase você provavelmente vai ver diversos PRs, novas conquistas, e a competição criada por você mesmo pode te ajudar a evoluir de maneira mais rápida. Por outro lado, isso também pode gerar uma auto sabotagem, pois você verá que não é bom em tudo, e pode acabar se tornando um "ladrão de reps" nos workouts apenas para aparecer por cima dos outros, ou talvez voltar à fase de escolher os WODs para não se ver abaixo de ninguém.

Normalmente, as pessoas nessa fase são as mais empolgadas, que procuram sempre ver o treino no dia anterior e analisar estratégias de como ela pode ir melhor. Aliando isso a um bom treinamento, ouvir o seu coach e ter consistência no processo, você pode evoluir de fase e ir para...

4. O Lifestyle

Essa fase é uma parte única da nossa jornada fitness. Nela, você vai começar a ter uma visão de longo prazo, e vai entender que fitness e saúde são coisas que devem ser perseguidas durante a sua vida inteira, e não algo que você vai começar a fazer no final do ano para ficar mais magro e sarado para o carnaval.

Normalmente quem está nessa fase acaba se assemelhando de certa forma ao scaled, pois agora você vai perceber a necessidade de fazer perguntas, de melhorar a sua técnica, de focar mais no processo e ficar menos preocupado em bater PRs todos os dias.

Nessa fase, você vai ter um foco maior na qualidade do seu movimento e vai pensar em ficar após as aulas fazendo workouts acessórios para melhorar as suas fraquezas.

5. O Consciente

Esses são poucos, pois representam a minoria que aguentou o teste do tempo, passaram por frustrações, possivelmente algumas lesões, mas mesmo assim continuaram indo em frente.

O Consciente gasta bastante tempo melhorando a qualidade de seu movimento, para quando estiver bem cansado no meio do workout, a sua técnica continue quase perfeita. Essa pessoa conhece muito bem o seu corpo, e tem uma capacidade única de seguir em frente.

Esse é o estágio que é desejado por muitos, e conquistado por poucos. Essa pessoa normalmente é vista como referência e respeitada por todos os demais praticantes. Por isso, pode parecer fácil querer se encaixar nessa categoria... Devemos saber que cada estágio pode durar meses, anos, ou podemos nunca sair de um determinado estágio.

Mas aqui vai a grande sacada, nós estamos todos numa jornada fitness, e reconhecer que cada um tem o seu tempo faz parte dessa jornada. O diferencial do CrossFit acaba sendo que: não importa a sua idade ou em qual fase você está, todos podemos nos juntar e treinar lado a lado, fazendo variações dos mesmos workouts.

A senhora de 50 anos de idade que nunca havia feito exercícios em sua vida, e que está fazendo pull-ups adaptados e com elástico está se dedicando tanto quanto o menino de 20 anos que está fazendo chest-to-bars com colete.

Então não interessa em qual estágio você esteja, se você está se dedicando para continuar aprendendo e evoluindo no decorrer do tempo, você é um ótimo CrossFitter.

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