POR QUE FALHAMOS NAS PROMESSAS DE ANO NOVO?

histórias de sucesso, mindset & estilo de vida, mindset invictus, motivação -

POR QUE FALHAMOS NAS PROMESSAS DE ANO NOVO?

Por Justin Wright

"Nesse ano vou atingir aquela minha meta" quantas vezes você já não disse (ou pensou) isso na virada de ano? Aí quando chega no meio de Janeiro, toda aquela motivação vai por água abaixo. O seu progresso é praticamente inexistente e você se encontra na mesma posição que você estava no ano anterior: arrumando desculpas para não começar a por a mão na massa.

A verdade é que 80% das promessas de fim de ano não duram até Fevereiro. As probabilidades estão contra você e a chance de você ter sucesso é mínima. Mas não precisa ser assim! Que tal você entender o motivo dessas promessas não darem certo e como fazer para que você não caia nessa?

O fracasso normalmente vem de três fatores: da falta de definição de boas metas, da falha em criar uma rede de suporte, ou de não ter senso de responsabilidade necessário.

Defina Boas Metas

Mas como você faz para transformar as suas ideias em metas concretas? Use sempre o método SMART.

As suas metas devem ser eSpecíficas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais. Específicas para você saber exatamente o que você busca; mensuráveis pois você tem que ter um meio de medir o seu progresso; atingíveis porque não adianta você colocar uma meta muito distante da sua realidade, senão você estará fadado ao fracasso logo de cara; relevante pois é importante você ter motivos para perseguir essa meta; e temporais porque se a suas metas não possuem um prazo para acontecer, a tendência é procrastinar e deixar sempre para depois.

Não adianta de nada você estabelecer uma meta para 2021 de ser campeão do CrossFit Games se você nunca nem sequer se classificou, assim como de nada serve uma meta de perder 2kg de peso corporal. A primeira é totalmente inatingível num curto prazo de um ano, enquanto a segunda não é relevante, pois é muito fácil de se conquistar.

Outro ponto importante é como medir essas metas. Uma meta com base em resultados objetivos é mais fácil de se medir, mas você também pode estabelecer metas mais subjetivas, como por exemplo: ser o melhor coach do Brasil até o final do ano. A pergunta que vai ficar é: como vou medir se eu sou o melhor coach ou se ao menos estou perto de ser o melhor coach? Metas subjetivas são mais complicadas, mas você pode pensar em fazer uma pesquisa com os praticantes, ou outras formas de fazer a medição dos resultados.

Crie uma Rede de Suporte

O segundo motivo de falhar nas suas promessas é porque você não envolve os outros para te ajudarem nesse objetivo. Muitos tem medo do julgamento que os outros irão fazer, e isso é importante, pois muitas metas deixam de serem atingidas por causa do medo do que os outros vão achar se nós falharmos.

Agora, não estou falando que você deve sair por aí contando para todo mundo das suas metas, mas com certeza você deve envolver as pessoas mais próximas de você na sua jornada. Se for uma meta difícil, chame seus amigos e sua família para criar responsabilidade e ajudarem você ao longo do caminho. Se você quer ser mais saudável, peça para sua mãe não cozinhar aqueles cookies que você tanto gosta. Caso alguém tenha uma postura negativa em relação a isso, bola pra frente e procure pessoas que vão te ajudar de fato.

Resumindo, a chance de você ser bem sucedido é muito menor se você for sozinho. Vão existir momentos que você sentirá dificuldades em continuar, e se você não tiver alguém te incentivando, fica muito mais fácil ceder àquela voz na sua cabeça dizendo para você desistir ou que "tudo bem adiar essa meta por mais um ano". Ao contar as suas metas para alguém, elas se tornam reais. E é exatamente o motivo das pessoas guardarem para si mesmos. Não seja como a maioria das pessoas, seja os 20% que são bem sucedidos.

Crie um Senso de Responsabilidade

Responsabilidade vem de diversas formas. Mesmo as pessoas mais bem sucedidas concordam que às vezes quiseram desistir e se sentiram desencorajados, e muitos destes citam o senso de responsabilidade de fontes externas como o motivo para não terem desistido. Isso pode ser por pressão de amigos, dificuldades financeiras, o desejo de provar que alguém estava errado... e embora todos esses sejam importantes, eu quero focar na responsabilidade que vem da repetição.

“Nós somos o que fazemos repetidamente” tenho certeza que você já ouviu isso diversas vezes. Se você quer ser bem sucedido, você deve repetidamente trabalhar em busca disso.

É fácil justificar "folgas" durante o processo. No começo estamos motivados, mas quando as coisas começam a ficar difíceis, nossos esforços diminuem. Qualquer erro que cometemos faz com que a gente ache que foi um dia perdido, e deixamos para começar de novo amanhã. Mas a realidade é que algum esforço é melhor do que nenhum. Você não vai ser perfeito na busca de seus objetivos. A meta não deve ser a perfeição, e sim o progresso.

As pessoas falham no atingimento de metas quando falham para se dedicar diariamente ao que é necessário. Crie responsabilidade sendo consistente, trabalhando diariamente. Faça com que os seus amigos interajam com você para garantir que você está no caminho certo.

Crie Expectativas Realistas

Por último, é fundamental alinhar as suas expectativas. Existe uma ilusão de que as coisas devem sempre ser confortáveis e fáceis, que você deve buscar prazer e fugir do que te traz dor. Mas atingir uma meta, especialmente uma meta grande, pode ser tudo, menos fácil.

Saiba isso: se você está lendo esse post, há um árduo trabalho à sua frente. Se você possui uma série de metas que você quer atingir nesse ano, não será fácil. Vão existir diversos momentos em que você vai querer desistir, que vai parecer improvável que você vai conseguir. Mas se você não entender que isso é normal, você vai fracassar.

O caminho pela frente vai conter desvios de rota e todos os tipos de desafios. Sabendo disso, você vai aprender a ser resiliente. Estude sempre, veja exemplos de pessoas que já atingiram o que você busca. Entendendo tudo isso, você aumenta as suas possibilidades de conseguir.

Felizmente, agora você já está mais bem preparado para superar os obstáculos que vão aparecer no seu caminho. Entender tudo isso é meio caminho andado. Se você entender que haverá dificuldade, mas que a recompensa valerá a pena, você com certeza será bem sucedido.

Defina as suas metas de maneira eficiente, escreva elas no papel, fale sobre elas. Cerque a si mesmo de pessoas que trarão ideias positivas e que vão ajudar você na sua jornada. Mas além de tudo entenda que o caminho é difícil, mas é satisfatório.

Você precisa de ajuda pra começar a planejar as suas metas? Comece fazendo o download GRÁTIS de nosso Guia de Metas. Não hesite em mandar uma mensagem diretamente para nós caso você precise de ajuda a partir daí!

 


Deixe um comentário