POR QUE TREINAR COM EMOMs?

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POR QUE TREINAR COM EMOMs?

"EMOM" é uma abreviação que significa Every Minute On the Minute, ou A Cada Minuto Por Minuto, em português. Por exemplo, você tem:

EMOM 5 Minutos de:
5 Thrusters (95/65lb) + 5 Pull-Ups

Então isso significa que você tem 5 minutos de treino, e no início de cada minuto você deve fazer 5 thrusters e depois 5 pull-ups. Se você terminar antes do minuto acabar, você descansa até o início do próximo minuto e repete o mesmo formato até encerrar o tempo. Quanto mais rápido você fizer os movimentos, mais tempo de descanso você vai ter antes de começar o próximo. Abaixo vamos ver algumas variações e propósitos desse tipo de treino!

1. Usar EMOM é uma ótima forma de desenvolver a consistência técnica nos seus movimentos. Você provavelmente não vai aprender a fazer Handstand Walk no meio de um workout de seu treino de CrossFit, por exemplo um WOD For Time. Você terá um sucesso muito maior se você colocar em um formato de EMOM, onde você vai tentar 1-2 vezes a cada minuto por 10 minutos. Aprender uma habilidade nova sob fadiga de um treino não é a melhor opção, o ideal é que você foque nesse ponto em isolado para ter maior chance de conseguir fazer.

2. Como coach, programar um EMOM é ótimo porque permite que você tenha controle total sobre a quantidade de trabalho, descanso e fadiga. Se você programou um workout de 5 rounds por tempo, porém o aluno não consegue fazer todos os movimentos, pode ser que ele demore mais tempo do que o necessário para fazer tudo. A intensidade que seria necessária naquele workout pode não ser atingida. Usando um EMOM, você garante que o estímulo necessário irá ser mantido, pois você tem um maior controle sobre isso.

3. Com um EMOM você também tem maior controle sobre o seu tempo. Exemplo, se você tende a descansar muito entre os exercícios de um workout, usar um EMOM vai te ajudar a otimizar esse tempo e aumentar sua capacidade de trabalho, pois você está sempre seguindo o relógio e não a sua cabeça. Você vai melhorar muito mais rapidamente se contabilizar o seu tempo de descanso e trabalho.

Agora que você já sabe como funciona um EMOM, use esse formato com maior frequência para melhorar em alguns movimentos que você ainda não faz, ou inclua um EMOM em seu aquecimento antes dos treinos, sempre com a ajuda de seu coach!

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