POR QUE VOCÊ DEVERIA RESPIRAR MAIS PELO NARIZ

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POR QUE VOCÊ DEVERIA RESPIRAR MAIS PELO NARIZ

Por Kirsten Ahrendt

Nós falamos sobre isso toda hora na academia. Colocamos em algumas sessões de treinos. Publicamos algus artigos e vídeos sobre o tópico. Recebemos uma tonelada de perguntas sobre isso de nossos alunos e seguidores online. Estamos falando da respiração nasal! Muitas das questões que recebemos são por causa de ideias e conceitos errados e estamos aqui agora para convencer você a usar mais as suas narinas do que você usa hoje. Algumas coisas que ouvimos direto:

 

1. Respiração nasal é apenas para o aquecimento, distâncias longas com baixa intensidade ou rest days.

Se você acha que essa frase está correta, significa que você não desenvolveu completamente a sua habilidade de respirar pelo nariz criando tolerância a CO2. Você CONSEGUE manter uma respiração nasal em uma intensidade muito maior do que você pensa (~80% de esforço), mas APENAS se você desenvolveu essa habilidade. Se você não consegue, precisa começar a treinar isso imediatamente.

2. Eu tenho um desvio de septo, não consigo respirar pelo nariz.

Eu também tenho e consigo! Pode parecer difícil no começo. As estruturas e cavidades nasais não são rígidas, são maleáveis – quanto mais você usa, mais elas se adaptam ao que você está querendo. Realmente existem exceções, algumas pessoas possuem deficiência na capacidade das vias nasais... mas provavelmente você não faz parte desses 1%. 

3. Eu consigo ir mais rápido quando respiro pela boca.

Claro. Por um período curto de tempo. Respirar pela boca é útil para algumas coisas, como aquele sprint final do workout ou um esforço muito grande e explosivo. Mas você não precisa usar uma bazuca para derrubar uma formiga, você irá apenas gastar energia... literalmente.

4. Respiração nasal não me ajuda na minha vida normal.

Nem comece a dizer isso. No geral, respiração nasal e incorporar protocolos de respiração na sua vida e treino irão te ajudar em diversas coisas.

  • mecânica da respiração
  • manutenção de energia (existem as marchas 2, 3 e 4 e não só 1 e 5)
  • resposta ao estresse
  • aumento da tolerância a CO2 (levando a uma melhor saúde e performance)

Então se você quer melhorar nos workouts – e na VIDA – está na hora de iniciar o seu trabalho de respiração nasal. Fique sempre de olho em exercícios para utilizar, tanto dentro quanto fora da academia. Isso vai ajudar você a melhorar em um curto período de tempo!


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