POR QUE VOCÊ DEVERIA SABER O SEU BATIMENTO CARDÍACO MÁXIMO?

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POR QUE VOCÊ DEVERIA SABER O SEU BATIMENTO CARDÍACO MÁXIMO?

Por Holden Rethwill

Nós recebemos essa pergunta de um de nossos seguidores e pensamos ser uma boa oportunidade para dividir esse conhecimento de como e por que devemos treinar pensando nas zonas de treinamento aeróbico. Quando falamos de treinos acompanhando o ritmo cardíaco, nós medimos em qual zona você está baseado na porcentagem do seu batimento máximo, e isso pode ser uma informação muito útil.

Mas por que tenho que saber meu batimento máximo?

De maneira resumida, entender as zonas de treinamento e como monitorar o seu batimento são grandes ferramentas para saber qual tipo de treino você está fazendo... aeróbio, anaeróbio, recuperação, etc.

Por exemplo... Digamos que você está fazendo uma corrida... se o seu BPM máximo é 190, e você estiver num ritmo onde a sua média está em 180 batimentos, então você definitivamente não está fazendo um trabalho aeróbio, mas sim está quase no seu limite. Trabalhar com um % tão alto não é sustentável por um período muito longo.

Como calcular o seu batimento máximo?

Uma boa maneira de saber aproximadamente qual seria o seu batimento cardíaco máximo seria subtrair a sua idade de 220. Por exemplo se você tem 30 anos de idade, então o seu batimento máximo será algo em torno de 190.

220-30 = 190

Claro que isso não é uma ciência exata, pode ser que seja um pouco para mais ou um pouco para menos, depende do caso, mas é uma boa aproximação para começar a pensar sobre as porcentagens.

Outras maneiras de medir intensidade

Uma vez que você entende a ideia e como você se sente treinando em diferentes zonas, você pode começar a pensar em percepção de esforço, utilizando isso para guiar os seus treinos. Isso também pode depender do dia específico, em alguns dias você pode sentir que está realizando um esforço maior do que o normal... Leia mais em:

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