POR QUE VOCÊ NÃO DEVE TOMAR PRÉ-TREINO

dicas de suplementos, nutrição, treinamento & coaching -

POR QUE VOCÊ NÃO DEVE TOMAR PRÉ-TREINO

Por Holden Rethwill

Nos meus dias de futebol americano, pré-treino era o máximo. Nós costumávamos viver disso. Eu já experimentei todos os pré-treinos que tem por aí, desde o Assault da Muscle Pharm, Cellucor C4 até o original Jack3d antes de ter sido proibido (esse deixava você acordado por uma semana)...

O que eu ganhei com isso? Sim, me deu um ânimo a mais, e sim, eu ficava pilhado para os jogos, mas os efeitos colaterais foram maiores do que os benefícios? No meu caso... sim, ESPECIALMENTE quando eu comecei a praticar CrossFit.

Quando era apenas musculação, peitoral, costas, braços e um pouco de agachamento, não fazia grande diferença. Mas assim que eu virei a chave para o treinamento funcional, eu percebi o quanto isso me afetava e então comecei a reduzir.

Mas por que eu não deveria tomar pré-treino?

Alguns dos efeitos negativos que eu tive:

  • Batimento cardíaco acelerado (o CrossFit já acelera naturalmente, para que eu vou tomar um suplemento que vai fazer isso acontecer mais rápido...).
  • Problemas para dormir... Eu sofri durante ANOS com insônia... assim que parei de tomar pré-treinos (especialmente pela tarde) eu comecei a dormir muito melhor.
  • Nervosismo, sabe quando você não consegue nem ficar parado na cadeira? Simples assim, nós não precisamos disso no CrossFit, talvez se você treina bodybuilding ou powerlifting, mas estamos falando de uma perspectiva do CrossFit.
  • E o pior de tudo... as idas ao banheiro. Quando eu estava tomando pré-treinos eu juro que eu passava mais tempo no banheiro do que treinando. Assim que eu parei de tomar (sim, uma boa dieta também tem impacto nisso) eu parei de ir ao banheiro diversas vezes durante os meus treinos, e voltei a ter um intestino normal. 

Efeitos colaterais comuns de pré-treinos

  • Náuseas
  • Formigamento/dormência no rosto, lábios e extremidades
  • Nervosismo
  • Câimbras
  • Dor de cabeça
  • Pele avermelhada
  • Coceiras
  • Insônia
  • Ansiedade
  • Alta pressão
  • Danos ao rim
  • Dores no peito

Possíveis substitutos aos suplementos

No fim das contas, cada um faz o que quiser. Mas na minha opinião, se você PRECISA de um pré-treino para se preparar para os treinos, você não deveria analisar o seu sono primeiro? E que tal ver o seu cronograma de descanso? E a sua nutrição? Talvez você deva olhar para esses pontos antes de decidir se entupir de pré-treino.

Agora... se você sabe que vai treinar, e vai apenas levantar peso, tentar alguns PRs, então tudo bem tomar uma dose, colocar uma música que você goste, e mandar ver nos pesos. Mas se você sabe que vai fazer algum tipo de condicionamento depois, não reclame quando você estiver prestes a vomitar, com o seu coração saindo pela boca ou se não deu tempo de chegar no banheiro.

Se você precisa de algo para dar aquela acordada, tome um café expresso, ou talvez até dois se você é viciado em cafeína. Café tem MUITO menos coisas nele do que um pré-treino, é muito mais saudável a longo prazo, e o pré-treino que você está tomando provavelmente possui MUITO mais cafeína do que você precisa.

Próxima recomendação...

Olhe o rótulo antes de você tomar qualquer coisa... a indústria de suplementos é MUITO contaminada. Não tome nada que não seja certificado, especialmente se forem suplementos de fora, alguns podem até ter substâncias proibidas. Basta olhar para o CrossFit Games, todos os anos pessoas são constantemente pegas por causa de pré-treinos. Se você vai tomar um pré-treino, que seja um suplemento legítimo, feito por uma empresa idônea, e não qualquer suplemento que você achou na internet recomendado por algum blogueiro da musculação.

Isso é tudo que eu tenho para dizer sobre pré-treinos. Você pode seguir esses conselhos ou não, mas as pessoas saberão se você seguiu baseado nas vezes que você vai ao banheiro durante os seus treinos.


30 comentários

  • JULIANA

    hoje tomei pela primeira vez um pré-treino que ganhei de presente ontem. oha que ironia? eu faço crossfit, senti tanto formigamento nas maos e nas pernas que pensei que ia ter um treco. super estranho, a única coisa de diferente que eu fiz hoje foi tomar o pré-treino… se for p passar mal, tô fora! ;(

  • Silvana

    Meu filho foi parar no hospital depois de tomar o pré treino. O coração acelerou e ele ficou muito mal. Cuidado com o que é oferecido nas academias.

  • Naila

    Tomei pela primeira vez o pre treino. Tive tanta energia para malhar, cada vez mais eufórica, mas quando terminou o treino aí veio os efeitos colaterais, cansaço, batimento cardíaco acelerado, é como se eu fosse desmaiar . Não consigo dormir. Não volto a tomar fiquei com medo.

  • Divino

    Faz três meses que estou tomando (C4, minotauro) quando vou na academia de musculação e graças a Deus não senti nenhum desses efeitos colaterais, fiquei preocupado, pois estou tomando por indicação de um conhecido, não levei em consideração os efeitos colaterais…

  • Glau

    Ando sentindo muito náusea tontura passo muito mal nos treinos muito mal mesmo vou parar real

Deixe um comentário