POR QUE VOCÊ SÓ LEVANTA PESO?

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POR QUE VOCÊ SÓ LEVANTA PESO?

Por Tino Marini

Antes de você começar a ler esse artigo, abra o feed do seu Instagram, role um pouco para baixo e conte quantas vezes você vê vídeos de pessoas celebrando PRs ou fazendo muita carga em algum complex que fizeram em um treino ou em uma competição. Muito provavelmente você vai ver muitos desses.

Aqui estão alguns que apareceram no meu feed quando fiz isso hoje...

"Ótimo dia hoje, LPO pela manhã e bati meu PR de jerk de tarde com 150kg"

"5kg a mais no meu PR no Split Jerk hoje, seguido de um PR de 10kg no Push Jerk!"

"90kg no 1-RM de Jerk hoje! Aumento de 2,5kg!!"

Como coaches, nós adoramos ver esses PRs que certamente devem ser celebrados. No final do dia, tudo que queremos ver é evolução, e que o atleta está desempenhando bem em seu programa e em seu treino.

Mas aonde estão os posts sobre PR de 5.000m de remo, melhor tempo para correr 1km, PR de "Sage" ou PR de "Jackie"?!

Eu entendo que postar um video de 20 minutos de você fazendo 6 rounds de "Sage" ou um video de 4 minutos da sua corrida de 1km não traria tantos likes nas redes sociais, mas isso acontece também no dia-a-dia de treinos de atletas competitivos.

Eu tenho muita sorte de ser coach de grandes atletas em nossas aulas de Competição. Essas pessoas vêm dia após dia e se matam buscando aqueles PRs de levantamento de peso, tentando se motivar ao máximo e garantindo que possuem os percentuais calculados para o dia antes de começar o EMOM de 20 minutos. Ah e eles irão garantir que vão fazer cada movimento, mesmo que isso signifique que eles vão avançar no tempo estipulado ou que terão que voltar numa aula mais tarde porque não tiveram um dia bom nos levantamentos. Eles também ficam extremamente chateados se não atingirem os números estabelecidos em suas cabeças.

Eu amo tudo isso, pois mostra a paixão que essas pessoas têm em melhorar, mas você sabe o que eu iria gostar ainda mais? Um atleta que se dedica assim para os treinos de condicionamento.

Se você aplica o mesmo nível de atenção aos detalhes em ambos os aspectos do fitness, parabéns! Tenho certeza que isso está sendo extremamente benéfico para o seu progresso. Caso contrário, você talvez deveria repensar sobre se dedicar mais às sessões de condicionamento. Sinta o mesmo orgulho em completar aquele EMOM de 30 minutos numa quarta-feira que você teria ao bater uma máxima de Snatch na segunda-feira. O motivo de dizer isso está cada vez mais claro: tanto em treinos presenciais ou online existe um mal entendimento do que é necessário para ser um atleta de alto nível.

Cargas máximas contribuem em apenas 10% de muitas competições. Então por que nós damos tanto foco em levantamento de peso? Pessoalmente eu acredito que é muito mais fácil você ensinar alguém a agachar ou fazer um snatch do que é ensinar alguém a ser forte mentalmente e ter a habilidade de continuar em um workout mesmo já estando morto. Você não consegue ensinar alguém a ter determinação mental; isso tem que vir de dentro da pessoa. Você pode dar a essa pessoa as ferramentas e habilidades para atingir aquela intensidade, mas se ela não se aplicar nunca terá evolução para se destacar no esporte. Eu consigo citar dezenas de atletas que conseguem levantar mais peso que a maioria dos atletas do Games, mas esses atletas não chegam nem perto de competir com eles em um treino de cardio. Um Snatch de 130kg e um Clean & Jerk de 160kg não vão te levar longe se você só consegue realizar 3 rounds de "Sage".

Se você sente que o seu jogo mental impede você de obter sucesso no esporte, então eu recomendo fortemente que você leia nosso livro, "A Mentalidade Invictus". Se você sente que o seu condicionamento limita a sua habilidade de evoluir como atleta, aprenda a ficar mais confortável em se sentir desconfortável, e quando você vir esse progresso, garanta que irá comemorar o mesmo tanto que se você tivesse batido um PR de 15kg no snatch!

 


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