SAIA DA SUA ROTINA!

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SAIA DA SUA ROTINA!

Rotinas, planos e hábitos são cruciais para se desenvolver e obter sucesso no longo-prazo. Se você não tiver rituais e tarefas diárias, então é quase impossível obter um progresso constante. Se você não tem uma rotina que você segue atualmente, sugerimos que você comece por lá e depois volte para continuar lendo!

Então, ter hábitos é ótimo, mas possui um ponto negativo: pode levar o nosso subconsciente a pensar de forma negativa. Tarefas diárias são tão recorrentes que uma hora nem precisamos pensar conscientemente para realizá-las. Claro que isso é positivo quanto aos bons hábitos, porém pode nos tornar negligentes quanto às nossas metas de longo prazo.

Então, o que fazer quando a nossa rotina se torna uma inimiga?

Adaptação e Falta de Mudança

Se formos pegar exemplos de nossa vida fitness, existe um motivo para mudarmos frequentemente os nossos programas de treino: o nosso corpo responde ao estresse até um certo ponto, e então ele se adapta a esse estímulo. Se o nosso estímulo de treinos não varia com o passar do tempo, ele vai deixar de ser efetivo. Nós ficamos tão acostumados com o nosso treino que não conseguimos mais crescer.

Nosso corpo busca sempre a homeostase, definida como a tendência que o nosso corpo tem de buscar um equilíbrio em nossos meios internos. Resumindo, nosso corpo sempre está buscando uma maneira de ficar em um estado estável, onde ficamos resistentes à mudanças.

A Zona de Conforto é uma PRISÃO

Se por um lado criar hábitos e rotinas podem nos levar a um sucesso contínuo, por outro, ligar o piloto automático pode acabar nos prejudicando. Quantas pessoas não se sentem desmotivadas acordando todos os dias, indo para um emprego que não gostam, voltando para casa e sentindo que desperdiçaram mais um dia? E o pior, pensar que no dia seguinte irão fazer a mesma coisa...

Esse é um exemplo do que pode acontecer quando ficamos muito confortáveis com a nossa rotina, ainda mais quando ela não nos traz os melhores benefícios.

A zona de conforto é um lugar perigoso. É onde os sonhos acabam morrendo e o progresso diminui. Quando entramos na rotina do dia a dia, nós paramos de buscar oportunidades de crescimento. Crescimento esse que quase sempre é acompanhado de dor, esforço e trabalho duro. Mudanças não ocorrem sem desafios, e quanto mais confortáveis nós estivermos, maior é a probabilidade de evitarmos situações desafiadoras.

Estar confortável também pode fazer com que você perca oportunidades de mudar a sua perspectiva. A rotina nos deixa cegos ao que está acontecendo ao nosso redor, e por causa dela podemos perder uma nova relação pessoal ou profissional, deixando de aprender uma lição que irá nos ajudar no futuro. Resumindo, deixamos de ganhar experiência.

Benefícios de Mudar

Mudanças podem te dar medo, porém na maioria das vezes acabam sendo benéficas. Pense nas maiores mudanças que ocorreram recentemente na sua vida: provavelmente a maioria te deu um frio na barriga no início, mas você conseguiu se desenvolver como pessoa por causa delas.

Mudar nos traz novas oportunidades. Se você está infeliz ou insatisfeito com a sua vida atual, você possui infinitas possibilidades de tomar atitudes diferentes num futuro próximo, basta você dar uma chance para que esse crescimento ocorra.

Como fazer isso?

Bom, como você pode fazer isso na prática e começar a mudar? Existem diversas estratégias que irão fazer com que você "se acostume a ficar desconfortável" constantemente, e esse desconforto irá evitar que você se acomode:

1. Acorde mais cedo, e levante logo em seguida: coloque um alarme mais cedo do que você está acostumado e desafie a você mesmo levantar no primeiro alarme. Ao invés de apertar o "soneca" infinitas vezes ou ficar deitado na cama olhando o Instagram, levante imediatamente e inicie o seu dia.

2. Tome um banho gelado diariamente. O frio é uma maneira eficiente de ajudar você a lidar com o desconforto. Ninguém gosta de banhos gelados - no início - porém os benefícios mentais de longo prazo de superar esse desafio regularmente não podem ser ignorados.

3. Faça esforço físico constantemente. Comece se inscrevendo em algo que te deixa com medo, exemplo: uma corrida de rua, uma Bravus Race, uma competição de CrossFit, triatlo, bodybuilding, etc. A sua meta deve ser se comprometer a algo que você não acha que está preparado ainda, para se forçar a pensar em uma maneira de ficar pronto. Criar urgência é um ótimo gatilho mental para se motivar.

4. Vá em algum lugar onde você tem que falar - a maioria das pessoas tem medo de falar em público! Vá a uma aula de teatro, curso de comunicação e se force a sair da sua zona de conforto. Achar maneiras de se colocar em frente a outras pessoas pode te ajudar a desenvolver a auto-confiança que você precisa para mudar também em outras situações.

Resumo da história:

Em resumo, é importante que você gaste um tempo observando a sua rotina para achar áreas onde você se tornou "preguiçoso". É perfeitamente normal - e muitas vezes necessário - aproveitar o momento presente, porém você pode fazer isso com um olhar crítico para identificar onde você está mais do que confortável no seu dia a dia.

Pense que todos os dias te dão infinitas oportunidades de mudança. Você possui a habilidade de - literalmente a cada minuto - escolher um caminho diferente do que você está hoje. Se você não gosta do seu emprego, você possui tempo para procurar outra coisa para fazer. Se você não está satisfeito com o seu nível fitness, você pode começar a comer comidas mais saudáveis e incorporar exercícios na sua rotina. Lembre-se que você está no banco do motorista, e superar o medo associado a mudanças vai permitir que você guie a sua vida para qualquer direção que você queira!


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