mobilidade & aquecimento RSS

ginástica, métodos de recovery, mobilidade & aquecimento, treinamento & coaching

Por Michele Vieux

Os toes-to-bar, ou pé na barra, parece ser um movimento tão simples que qualquer pessoa que tenha um mínimo de força abdominal conseguiria realizar sem pensar muito. Porém, esse normalmente é um dos últimos movimentos que os praticantes de CrossFit conseguem fazer com tranquilidade.

A maioria das pessoas pensam na falta de força no core como causa principal, e embora possa ser, sugerimos que existem pelo menos três outras possíveis causas que você deve analisar antes de determinar qual é o problema.

Então, se você é forte e mesmo assim sofre com toes-to-bar, continue lendo para ver se essas soluções podem te ajudar.

Saiba mais

mobilidade & aquecimento, treinamento & coaching, treinamento funcional

Por Nick Hawkes

Eu sou um dos maiores incentivadores de praticar mobilidade. Na verdade, nesse estágio da minha vida, eu diria que é a mais importante das dez habilidades do CrossFit. Sem uma mobilidade adequada você está mais propenso a se machucar e ter que lidar com dores, e uma vez que você tem uma dor e ela se torna crônica, não importa o quão forte, rápido ou resistente você é, tudo que você vai se preocupar é em eliminar essa dor.

A melhor prática é ser proativo ao invés de reativo, sempre tentando se precaver antes da dor acontecer trabalhando a amplitude de seus movimentos... mas algumas vezes só isso não é o suficiente, e você terá que buscar ajuda. A seguir vamos ver um checklist para ver se o seu problema precisa ou não de ajuda profissional.

Saiba mais

mobilidade & aquecimento, treinamento & coaching

Por Calvin Sun

Nos últimos anos, coaches e fisioterapeutas vêm alinhando os seus discursos. Muitos fisioterapeutas possuem certificações em força e condicionamento enquanto coaches fazem seminários e cursos para aprenderem mais sobre liberação miofascial e técnicas para melhorar a amplitude dos seus movimentos.

No passado, os treinadores simplesmente instruíam os seus alunos em como "se alongar", focando no aumento de flexibilidade da musculatura, normalmente curta e travada.

Saiba mais

métodos de recovery, mobilidade & aquecimento, treinamento & coaching, treinamento funcional

Por Bruna Duarte Lopes

O queridinho de uns, e o pesadelo de outros. Ele é um dos movimentos que mais exige coordenação motora, condicionamento físico, resistência muscular e além de tudo muita concentração.

Mas como todo o resto, nada que muito treino não ajude. Aqui que mora o perigo! Diferente de outros movimentos ginásticos ou levantamento de peso, os double unders, ou mesmo single unders, geralmente são executados em alto volume durante um treino - exatamente por isso você raramente verá treinos em dias consecutivos com esse movimento. Inclusive quando em processo de aprendizado é um movimento realizado em alto volume, mesmo com reps não tão bem sucedidas.

Saiba mais

mobilidade & aquecimento, treinamento & coaching, treinamento funcional

Por Bruna Duarte Lopes

O squat ou agachamento foi por muito tempo limitado ou até banido de treinamentos físicos e reabilitações. Por muito anos acreditava-se que o squat era um vilão para os joelhos, coluna ou quadril, considerado causador de lesões e dores. Atualmente o squat é claramente reconhecido como um dos movimentos funcionais mais completos, sendo incluído em treinamentos funcionais para sedentários, atletas e até durante períodos de reabilitação.
Vale lembrar a definição de movimentos funcionais: envolvem mais de uma articulação e trabalham mais de um grupo muscular durante a sua execução.

Saiba mais