nutrição RSS

dicas de nutrição, nutrição

Você sabe por que devemos inserir fontes de magnésio em nossa alimentação diária? O magnésio atua como cofator de mais de 300 reações enzimáticas, em especial as relacionadas com síntese de DNA e de proteínas para geração de energia.

Saiba mais

dicas de nutrição, nutrição

Por Thais Nunes

Treinos aeróbicos com grande ventilação pulmonar, por definição, aumentam o estresse oxidativo e o dano celular do praticante. Quanto mais respiramos, mais oxidamos substrato energético e geramos espécies reativas. Esse estresse afeta a produção de muco e as junções celulares das células intestinais, contribuindo para um quadro de hiperpermeabilidade intestinal ("leaky gut"), ativando vias inflamatórias e reduzindo a capacidade de absorção de nutrientes.

Além da respiração, outros fatores também impactam a saúde intestinal: a temperatura do ambiente e a corporal, os níveis de hidratação e irrigação dos tecidos.

Saiba mais

dicas de nutrição, métodos de recovery, nutrição

Por Thais Nunes

Muitas pessoas têm dúvidas se podem treinar em jejum, se faz mal ou se precisam comer alguma coisa mesmo sem fome. A resposta para essa pergunta é que pode ser que sim ou pode ser que não, ou seja depende. Depende do caso que você se encaixa dentre os abaixo:

Saiba mais

dicas de nutrição, nutrição

Por Jenn Ryan

O álcool é um nutriente químico chamado de etanol e que contém calorias. Uma grama de álcool contém 7 calorias, e apesar de ser essencialmente feito de açúcares, ele é processado dentro do corpo de maneira similar à gordura. O seu corpo irá processar o álcool antes de qualquer outra caloria que você ingerir de carboidratos, proteínas e gorduras.

Agora, o consumo de álcool vai fazer com que você ganhe peso mais rápido ou o álcool é estocado como gordura? Nem tanto se você estiver consumindo com moderação e de maneira não tão frequente. Na verdade, provavelmente é melhor você tomar algumas taças de vinho uma vez por semana do que tomar 1-2 taças todos os dias. Ingerir bebidas alcóolicas pode ter um efeito negativo na sua síntese proteica muscular, de modo que você não vai se recuperar ou construir massa magra da melhor maneira. Portanto, quando falamos de composição corporal, sim, o álcool pode acabar com os seus resultados.

Saiba mais

dicas de nutrição, nutrição

Por Thais Nunes

Dieta em fase de competição é muito diferente do período de treino?!

Como tudo na nutrição esportiva: depende. Temos mudanças importantes SIM ao estarmos próximos de uma competição ou em semanas de qualifier, a exemplo de Open e demais eventos que perduram semanas.

O foco nessa fase é acelerar sua recuperação, reduzir a inflamação gerada pelas provas e modular o dano muscular evitando dores em excesso. Para isso muitas vezes aumentamos a quantidade de proteína e carboidratos ingeridos, principalmente nas refeições após os eventos.

A hidratação também conta muito, assim com o aju

Saiba mais