VOCÊ DEIXA AS CRÍTICAS ATRAPALHAREM A SUA PERFORMANCE?

mindset & estilo de vida, mindset invictus, motivação -

VOCÊ DEIXA AS CRÍTICAS ATRAPALHAREM A SUA PERFORMANCE?

Por Thaty Keller

Você fica bravo quando ouve uma crítica durante o treino? E após uma competição? Você gostaria de lidar melhor com elas e usá-las como um tijolo a mais na sua autoconfiança ao invés de ficar mal quando for criticado?

Eu tenho certeza que sim. Afinal aquela história de crítica construtiva nunca funciona não é mesmo? Existem grandes chances de você estar cometendo alguns erros muito comuns e que a maioria dos atletas cometem. Estes erros podem estar te levando a comparações desnecessárias, golpes constantes em sua autoconfiança ou até mesmo a duvidar de sua capacidade.

 

Vou te mostrar agora quais são estes grandes erros:

1 - Você ouve críticas de quem não está construindo nada.

Seu colega de box diz que seu movimento não está muito bom, que você deveria se dedicar mais, ou até que fulano está fazendo melhor que você. Ouvir e absorver isso todos os dias pode te fazer duvidar de sua evolução.

2 - Você leva tudo para o lado pessoal.

As pessoas falam coisas o tempo todo e nem sempre tem boas intenções e nós não temos absolutamente nenhum controle sobre isso.

3 - Falta de conhecimento próprio.

Você não tem muita clareza do seu estado atual, da suas reais habilidades e capacidades e qualquer observação ou crítica te leva a tomar aquilo como verdade.

4 - Falta de confiança no processo.

Você não confia no seu processo e dá tiro pra todo lado, sem foco no seu objetivo e por isso se sente perdido e toda crítica serve para te deixar pra baixo. Neste caso, até uma correção do coach pode soar como crítica, ao invés de progresso.

 

Você já cometeu algum destes erros? Pois fique tranquilo que você não está sozinho. A partir de agora vou te mostrar em 5 passos como utilizar as críticas como tijolos da construção de sua autoconfiança:

1 - Tenha objetivos e metas claras.

Se você sabe onde quer chegar, fica mais fácil estabelecer um plano e trabalhar o foco e a concentração para segui-lo e conquistar o que você planeja. Faça o download gratuito de nosso Guia de Metas para te ajudar nisso!

2 - Tenha clareza do seu estado atual.

Se você souber exatamente onde está, como está fisicamente, como estão suas habilidades comportamentais e quão mentalmente forte você é, conseguirá saber o que precisa fazer para chegar onde quer e não vai se deixar levar por críticas alheias.

3 - Confie no seu processo.

Tenha em mente que um campeão não se constrói da noite pro dia. Tudo o que você almeja tem um processo a ser seguido tanto para o fortalecimento do corpo quanto da mente. Tenha uma equipe e confie nela. Pergunte, compreenda o passo a passo, entenda o processo e faça de tudo para implementá-lo.

4 - Coloque para você uma meta diária.

Por exemplo, 1% melhor todos os dias. Comprometa-se e tenha certeza de que está fazendo o que é preciso ser feito para atingir a sua meta maior.

5 - Comemore suas vitórias.

Tenha em mente que, por menor que pareça, uma vitória é sempre um grande passo rumo ao seu objetivo.

 

Se você seguir estes passos, estará tão envolvido com seu processo, tão certo de que está no caminho, que as críticas terão um único efeito em você... vão te fazer enxergar um ponto de melhora em seu processo. E acredite. Você será muito grato por isso!


Deixe um comentário